Área Internacional

05.08.2016

3.° Encontro das Escolas Bilíngues – Reaching New Horizons

link copiado
3.° Encontro das Escolas Bilíngues – Reaching New Horizons

No último dia 29, aconteceu na Unidade Bom Jesus Internacional Aldeia o 3.° Encontro das Escolas Bilíngues do Bom Jesus, com o tema “Educação bilíngue: alcançando novos horizontes”.

Estiveram presentes as equipes pedagógicas de três Unidades do Grupo: as escolas bilíngues Internacional Aldeia e Internacional Alphaville, do Paraná, além do Bom Jesus Santo Antônio, de Blumenau (SC), que oferece um programa de educação bilíngue para as séries iniciais do período integral.

O evento contou com a participação do doutor em Educação Airton Pozo, que ministrou a palestra “Língua e cognição em bilíngues e multilíngues”. Pozo abordou pesquisas da neurociência essenciais para a fomentação da aquisição da língua estrangeira em ambientes de educação bilíngue. Segundo o palestrante, é necessário que as estratégias de aprendizagem sejam aplicadas considerando os aspectos de desenvolvimento neurológico dos alunos para que eles respondam melhor em cada etapa. “Várias pesquisas revelam que na infância o cérebro se desenvolve mais rápido, pois estímulos ambientais nessa fase ampliam as conexões neuronais, facilitando o aprendizado. Assim, a infância é o melhor momento para se aprender uma nova língua”, ressaltou Pozo.

Já na segunda parte do evento, a gestora do Bom Jesus Internacional Aldeia, Patricia Daiani Dias, apresentou aos participantes a palestra “Identidade, comunidades imaginadas e investimento”, baseada nas teorias da pesquisadora Bonny Norton, da Universidade British Columbia, no Canadá. O objetivo foi apresentar outras visões a respeito do processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva das práticas sociais e o quanto elas interferem na identidade dos alunos, além da importância da imaginação nesse processo.

Os professores também se dedicaram à análise de projetos interdisciplinares que serão realizados ao longo do segundo semestre deste ano letivo, bem como tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências resultantes das ações desenvolvidas nas diferentes Unidades.

Confira algumas fotos do encontro.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens