Meio Ambiente, Valores Humanos, Iniciação Científica, Institucional

23.09.2016

Alunos do Bom Jesus apresentam projeto em evento da Unesco

link copiado
Alunos do Bom Jesus apresentam projeto em evento da Unesco

Desafiados a pensar em uma solução sustentável para diminuir o impacto da ação do homem no meio ambiente, alunos do Ensino Médio (EM) do Bom Jesus Divina Providência apresentaram um projeto para o desenvolvimento de uma bateria de celular que possa ser carregada com energia solar. A atividade ocorreu no encontro regional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, na última quinta-feira, 22, em Curitiba (PR).

Felipe Messias Priotto, aluno da 2.ª série do EM, sob orientação do professor de Física Celso Anderson Cardoso da Silva e a partir dos encaminhamentos do Programa de Iniciação Científica do Bom Jesus, elaborou uma proposta de carregador portátil para baterias de telefones celulares com a utilização de células fotovoltaicas. “O sistema desenvolvido busca aumentar a autonomia dos celulares de forma sustentável, complementando as formas tradicionais de recarregamento, por meio da utilização de uma energia limpa”, explica.

A contribuição de Felipe foi apresentada em conjunto com o estudante da 1.ª série do EM, Mateus Baptista de Siqueira, no palco do tradicional Teatro Paiol. Na oportunidade, os jovens também refletiram com o público sobre a seguinte questão, elaborada por alunos e professores do Bom Jesus: “Que ações podemos realizar, em nossos trabalhos e em nossas famílias, em prol de um mundo mais sustentável?”

O encontro também contou com a apresentação dos projetos dos estudantes das demais escolas associadas ao PEA Unesco, no Paraná: Grupo Educacional Opet, Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio Positivo, Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, Colégio Saint Germain, Escola da Colina e Colégio Bastos Maia.

Educação e Paz


O Colégio Bom Jesus é filiado ao PEA Unesco desde 2008, quando assumiu o compromisso de promover os valores da Unesco visando à construção de um ideal de paz e, ao mesmo tempo, elevando seus padrões de qualidade na educação.

“O objetivo desse programa é oferecer, por meio de um ensino de qualidade, a inclusão e a justiça social, preparando cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global”, explica a coordenadora do Virtudes e Atitudes do Bom Jesus, Solange Inês Bencke Dorocinski.

Ciência para a comunidade


O Bom Jesus também desenvolve projetos com o objetivo de estender os benefícios do Programa de Iniciação Científica a alunos de escolas públicas situadas no entorno do Colégio Divina Providência. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para uma sociedade cada vez mais integrada.

A equipe pedagógica do Bom Jesus parabeniza a iniciativa de alunos e professores e o compromisso em contribuir para um mundo cada vez melhor. Agradecimentos especiais aos participantes relacionados abaixo que prestigiaram o evento e que também contribuíram com o projeto de nossos alunos:

  • Andrea Eckel, gestora do Bom Jesus Divina Providência
  • Fabiana Carla Lorenz Pfluck, assessora pedagógica do Bom Jesus Divina Providência
  • Celso Anderson Cardoso da Silva, professor de Física e orientador do projeto dos alunos
  • Adalberto Scortegagna, coordenador do Programa de Iniciação Científica do Bom Jesus
  • Marli Mendes, coordenadora nacional do Ensino Médio do Bom Jesus
  • Pedro José Gardim, coordenador nacional do Ensino Fundamental II do Bom Jesus
  • Solange Inês Dorocinski, coordenadora do Virtudes e Atitudes do Bom Jesus
  • Felipe Monda Witoslawski, aluno da 1.ª série do Ensino Médio
  • Guilherme Sestrem Tortoza Bignelli, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
  • Gabriel Silva Hermida, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
  • Felipe Messias Priotto, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
  • Mateus Baptista de Siqueira, aluno da 1.ª série do Ensino Médio


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens