Meio Ambiente, Valores Humanos, Iniciação Científica, Institucional
23.09.2016Alunos do Bom Jesus apresentam projeto em evento da Unesco
Desafiados a pensar em uma solução sustentável para diminuir o impacto da ação do homem no meio ambiente, alunos do Ensino Médio (EM) do Bom Jesus Divina Providência apresentaram um projeto para o desenvolvimento de uma bateria de celular que possa ser carregada com energia solar. A atividade ocorreu no encontro regional do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco, na última quinta-feira, 22, em Curitiba (PR).
Felipe Messias Priotto, aluno da 2.ª série do EM, sob orientação do professor de Física Celso Anderson Cardoso da Silva e a partir dos encaminhamentos do Programa de Iniciação Científica do Bom Jesus, elaborou uma proposta de carregador portátil para baterias de telefones celulares com a utilização de células fotovoltaicas. “O sistema desenvolvido busca aumentar a autonomia dos celulares de forma sustentável, complementando as formas tradicionais de recarregamento, por meio da utilização de uma energia limpa”, explica.
A contribuição de Felipe foi apresentada em conjunto com o estudante da 1.ª série do EM, Mateus Baptista de Siqueira, no palco do tradicional Teatro Paiol. Na oportunidade, os jovens também refletiram com o público sobre a seguinte questão, elaborada por alunos e professores do Bom Jesus: “Que ações podemos realizar, em nossos trabalhos e em nossas famílias, em prol de um mundo mais sustentável?”
O encontro também contou com a apresentação dos projetos dos estudantes das demais escolas associadas ao PEA Unesco, no Paraná: Grupo Educacional Opet, Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio Positivo, Escola de Educação Especial Nilza Tartuce, Colégio Saint Germain, Escola da Colina e Colégio Bastos Maia.
Educação e Paz
O Colégio Bom Jesus é filiado ao PEA Unesco desde 2008, quando assumiu o compromisso de promover os valores da Unesco visando à construção de um ideal de paz e, ao mesmo tempo, elevando seus padrões de qualidade na educação.
“O objetivo desse programa é oferecer, por meio de um ensino de qualidade, a inclusão e a justiça social, preparando cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global”, explica a coordenadora do Virtudes e Atitudes do Bom Jesus, Solange Inês Bencke Dorocinski.
Ciência para a comunidade
O Bom Jesus também desenvolve projetos com o objetivo de estender os benefícios do Programa de Iniciação Científica a alunos de escolas públicas situadas no entorno do Colégio Divina Providência. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para uma sociedade cada vez mais integrada.
A equipe pedagógica do Bom Jesus parabeniza a iniciativa de alunos e professores e o compromisso em contribuir para um mundo cada vez melhor. Agradecimentos especiais aos participantes relacionados abaixo que prestigiaram o evento e que também contribuíram com o projeto de nossos alunos:
- Andrea Eckel, gestora do Bom Jesus Divina Providência
- Fabiana Carla Lorenz Pfluck, assessora pedagógica do Bom Jesus Divina Providência
- Celso Anderson Cardoso da Silva, professor de Física e orientador do projeto dos alunos
- Adalberto Scortegagna, coordenador do Programa de Iniciação Científica do Bom Jesus
- Marli Mendes, coordenadora nacional do Ensino Médio do Bom Jesus
- Pedro José Gardim, coordenador nacional do Ensino Fundamental II do Bom Jesus
- Solange Inês Dorocinski, coordenadora do Virtudes e Atitudes do Bom Jesus
- Felipe Monda Witoslawski, aluno da 1.ª série do Ensino Médio
- Guilherme Sestrem Tortoza Bignelli, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
- Gabriel Silva Hermida, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
- Felipe Messias Priotto, aluno da 2.ª série do Ensino Médio
- Mateus Baptista de Siqueira, aluno da 1.ª série do Ensino Médio