Geral, Institucional
12.01.2018O que é mais importante na hora de escolher uma escola?
Em poucos meses, as escolas abrirão o período de novas matrículas e, para muitos pais, esse é um momento desafiador. São muitas as dúvidas e inseguranças na hora de escolher o melhor lugar para receber o filho.
Em busca de opções, a maioria das famílias procura indicações em seus círculos de convivência, mas esse caminho talvez não seja o único meio importante a considerar. Após selecionar uma escola, realizar uma visita é fundamental, pois será a oportunidade de conhecer de perto a estrutura, a proposta pedagógica e os valores (missão e visão) da instituição.
Para Cristiane Jamus Madi Andrioli, pedagoga e coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Grupo Educacional Bom Jesus, durante a visita, também será possível perceber a empatia da criança quanto ao espaço, ao acolhimento e à relação estabelecida pelos profissionais envolvidos nesse momento com ela.
Todas as dependências da escola devem ser visitadas pela família, que deve observar também a segurança, se os ambientes são adequados para a faixa etária em seus aspectos funcionais, estéticos e, principalmente, legais. “Os pais devem avaliar se a proposta pedagógica estimula o desenvolvimento integral dos alunos (aspectos físico, intelectual e social).
Outro ponto a considerar é se os princípios e valores estão alinhados à família”, completa Cristiane, que aponta algumas perguntas que os pais devem fazer ao coordenador no momento da visita:
- Qual o material didático utilizado na escola?
- A escola realiza reuniões pedagógicas de forma periódica? São coletivas ou individuais? Por quê?
- Além das atividades da grade curricular, quais outras opções a escola oferece?
- Quais são as atividades extracurriculares disponibilizadas periodicamente aos alunos?
- A escola realiza saídas – aulas de campo, por exemplo – como fonte de pesquisa para os conteúdos trabalhados em sala de aula?
- Qual o encaminhamento realizado no período de acolhimento inicial, chamado em muitas escolas de “período de adaptação”?
- Qual o procedimento instituído para a entrada e a saída dos alunos?
- Considerando um imprevisto por parte dos pais, outro familiar ou responsável pode realizar a retirada da criança?
- Como funciona o procedimento de retirada por outro familiar ou responsável?
- Qual o processo de avaliação da escola nos anos iniciais?
- Qual o procedimento da escola com os alunos que não atingem os objetivos propostos para a faixa etária?
- Qual a tratativa da escola nos casos de indisciplina?
- De que forma a escola se relaciona com as famílias diante de suas demandas (dúvidas, sugestões ou reclamações)?
Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.