POR QUE O BOM JESUS TAMBÉM VISA EDUCAR AO HUMANISMO SOLIDÁRIO?

Compartilhe esta notícia:   
POR QUE O BOM JESUS TAMBÉM VISA EDUCAR AO HUMANISMO SOLIDÁRIO?

Educação ao humanismo solidário, razão de ser do Projeto Bom Jesus Social – no Brasil, a Educação Básica é uma das etapas em que mais se procura oportunizar e consolidar o pleno desenvolvimento do ser humano. De que modo? Por meio de uma formação acadêmica, relacional, profissional, socioeducativa e religiosa. 
O Colégio Bom Jesus é uma instituição de ensino franciscana e tem, nos seus mais de 125 anos de história, se distinguido em relação a esse ideário educacional e formativo. Têm envidado esforços para oferecer aos seus alunos uma ampla formação acadêmica, franciscana e profissional, a ponto de mobilizá-los a fazer novas leituras da realidade e, principalmente, a estender a mão aos mais necessitados. 
O Projeto Bom Jesus Social implantado no primeiro semestre de 2016, conta já com várias ações sendo planejadas, num primeiro momento, em sala de aula a envolver Professores e Estudantes e, num segundo momento, sendo desenvolvidas junto àqueles que mais precisam e passam por inúmeras necessidades.
 
Principais objetivos do Projeto Bom Jesus Social – educar ao humanismo solidário; formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos; contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática; compreender a relevância de se estender a mão aos que nada têm; encontrar alegria na prática do bem aos menos favorecidos, como fez São Francisco de Assis.

Pilares do Projeto Bom Jesus Social – a missão assumida por meio desse projeto encontra-se, por assim dizer, alinhada ao ideário de São Francisco de Assis, cujo coração estava, há mais de 800 anos, todo voltado para ver, ouvir e servir os pobres. É em são Francisco de Assis que o Projeto Bom Jesus Social se inspira e ousadamente alinha cada uma das ações que almeja desenvolver em prol de um humanismo cada vez mais solidário. À luz também do ideário de uma instituição de ensino ‘em saída’, proposta pelo Papa Francisco, as ações em benefício da comunidade visam estar alicerçadas em pelo menos quatro pilares: 


    1) o interior consigo mesmo; 
    2) o solidário com os outros; 
    3) o cuidado do meio ambiente; 
    4) e o espiritual com Deus. 


Temáticas afins ao Projeto Bom Jesus Social – o Projeto Bom Jesus Social veio a ser elaborado no intuito de contemplar algumas temáticas correlacionadas. Em outras palavras, as temáticas privilegiadas visam oportunizar ações capazes de contribuir para a minimização das desigualdades, das fraturas sociais e dos problemas ambientais; ações voltadas à defesa e promoção dos direitos humanos, à promoção da igualdade étnico-racial, ao respeito à diversidade, à prática do voluntariado, ao cuidado do meio ambiente, ao fomento da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; ações, enfim, de inclusão e empreendedorismo para a melhoria das condições de vida da população. Os objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU também fazem parte dessas temáticas correlacionadas ao Projeto Bom Jesus Social. 
Entende-se que a educação pode significar muito mais que processos acadêmicos voltados ao ensino de saberes específicos dessa ou daquela área de conhecimento. Pode significar uma resposta efetiva à deterioração da nossa casa comum nos seus mais variados aspectos: a poluição, os resíduos e a cultura do descarte; a contaminação das fontes de água; a perda da biodiversidade; a insensibilidade com os mais pobres e marginalizados; a deterioração da qualidade da vida humana endossa pelas oscilações econômicas; a degradação social alimentada pela corrupção, a falta de ética, entre outros. Educar para ao humanismo solidário significa, nesse sentido, formar pessoas comprometidas com a melhoria das mazelas do meio social em que estão inseridas. 


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens

Relatório Bom Jesus Social




Relatório 2020

Relatório 2020

O Relatório Bom Jesus Social já está no ar! Confira as atividades realizadas por nossas unidades.

Acesse o hotsite:

 

 

 

AGENDE UMA VISITA