Institucional

11.05.2018

Mario Sergio Cortella fala sobre família, autoridade e autonomia

link copiado
Mario Sergio Cortella fala sobre família, autoridade e autonomia

“Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar”. Foi com esse trecho da famosa canção “Trem das Onze” que o filósofo Mario Sergio Cortella deu o tom da palestra “Família: cuidar, educar e amar”, que ocorreu nesta quinta-feira (10), no Teatro Bom Jesus, em Curitiba. O evento foi realizado para pais e alunos do Colégio Bom Jesus.

Cortella utilizou a frase para refletir sobre os desafios comuns à maioria das famílias. “Essa é uma das principais preocupações que podem afligir pais e mães, independentemente da idade dos seus filhos. O não dormir tem relação com a nossa atenção contínua em todas as fases deles, sejam crianças, adolescentes, jovens ou até mesmo adultos”, disse.

Uma das reflexões sugerida por Cortella para promover um ambiente de harmonia nos lares foi a atenção às questões relacionadas com autoridade e autonomia. “Cada vez mais, percebemos que muitos pais estão perdendo ou não chegam nem a desenvolver a autoridade necessária para com seus filhos. E não podemos confundir autoridade com autoritarismo, pois é possível fazer cumprir regras e normas sociais com firmeza e amor, além de incentivar a autonomia dos filhos por meio da consciência de reponsabilidade”, sugeriu.

O evento também contou com a presença de gestores, frades e professores do Colégio Bom Jesus, além das lideranças do Grupo Educacional Bom Jesus, como o seu presidente, Frei João Mannes, e o seu diretor-geral, Jorge Apóstolos Siarcos.

Sessão de autógrafos

A palestra no Teatro Bom Jesus também marcou o lançamento oficial da segunda edição do livro “Vamos pensar um pouco?”, escrito por Cortella e Mauricio de Sousa.

Se você participou da sessão de autógrafos, clique aqui para conferir as fotos.