Olimpíadas

22.04.2015

Paraná terá um representante na Olimpíada Internacional de Astronomia

link copiado
Paraná terá um representante na Olimpíada Internacional de Astronomia

No dia 20 de julho, a Indonésia será sede da 9.ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IX IOAA, sigla em inglês para International Olympiad on Astronomy and Astrophysics). Nessa competição, que reúne estudantes de vários países, o Brasil terá cinco representantes, sendo um deles do Paraná: João Paulo Krug Paiva, aluno do 3.º ano do Ensino Médio do Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, em Curitiba (PR).

Foram usadas como critério de classificação dos estudantes as cinco melhores médias finais das provas práticas e teóricas realizadas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), evento organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. João Paulo obteve a segunda melhor média nacional entre os estudantes de escolas públicas e particulares.

Agora, os representantes participarão de treinamentos, que ocorrerão em duas etapas: de 18 a 21 de maio, no Observatório Abrahão de Moraes (Valinhos/SP), e de 19 a 22 de junho, no Observatório Pico dos Dias (Brasópolis/MG). A IX IOAA acontecerá de 20 de julho a 7 de agosto.

Na foto, João Paulo Krung Paiva comemora uma de suas conquistas em olimpíadas do conhecimento ao lado dos pais, Emílio de Castro Paiva e Isa Krug Paiva.