ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Esportes

29.04.2015

Comitê Olímpico Brasileiro reconhece judô do Bom Jesus

Compartilhe esta notícia:   
Comitê Olímpico Brasileiro reconhece judô do Bom Jesus

O departamento de Esportes do Grupo Bom Jesus incentiva a prática do judô como atividade extracurricular e de competição há mais de uma década. Atualmente, a equipe da Instituição possui cerca de 80 atletas e conta com profissionais reconhecidos no meio esportivo, como o técnico Hélio Ney Fabri, que há 15 anos é professor de judô no Bom Jesus.

Fabri acaba de voltar do Rio de Janeiro, onde participou de um estágio internacional de seis dias com o vice-presidente da Federação Francesa de Judô, Michel Brousse. O convite para o evento foi do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e teve a indicação da Secretaria do Esporte do Paraná, que reconheceu o trabalho de Fabri à frente da equipe paranaense de judô, em 2013, quando obteve importante rendimento nos Jogos Escolares em Natal e Belém.

Na foto, Michel Brousse ao lado do técnico Hélio Ney Fabri (faixa preta).

O objetivo do estágio internacional é ampliar o conhecimento dos profissionais brasileiros a respeito do judô e oportunizar o intercâmbio de experiências com mestres da modalidade. O professor Brousse é doutor em Educação Física e sétimo grau de faixa preta, isto é, faixa vermelha e branca. Como competidor, foi campeão mundial júnior, três vezes campeão europeu e campeão mundial militar.

De acordo com Fabri, as aulas foram 10% de embasamento teórico e 90% de prática. "Basicamente, trabalhamos a metodologia de ensino do judô, do iniciante ao avançado, com uma visão construtivista, ou seja, o professor mostra primeiramente aos alunos os movimentos de uma forma global para, apenas depois, introduzir os detalhes de cada fundamento", explica.

Lutando por um mundo melhor


A equipe de judô do Colégio Bom Jesus conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, por meio do projeto “Judô: lutando por um mundo melhor”. Os judocas são acompanhados pelos técnicos Ney de Lucca Mecking, Hélio Ney Fabri e pelo auxiliar técnico Lucimar Cecilio Costa. Os treinamentos acontecem diariamente, às 19h, na sede do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes/Viva Esporte Academia, em Curitiba (PR).