Blog
18.12.2024Na Educação Infantil Bom Jesus, seu filho não é um número, é nosso futuro!
O Ensino Infantil, ou Educação Infantil, é a primeira etapa da educação básica. A faixa etária atendida nesse nível de ensino é de zero a cinco anos de idade e, por conta disso, o acolhimento torna-se fundamental.
Nesse sentido, a Educação Infantil precisa priorizar o cuidado, pois esse é o primeiro contato das crianças e dos pais com o ambiente escolar. A rotina de horários e a convivência com outros colegas e com os professores exigem uma adaptação intensa.
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nessa questão. Continue a leitura!
O que é Educação Infantil??
A Educação Infantil é a primeira etapa do ciclo de educação básica e é o momento em que as crianças passam, pela primeira vez, um tempo considerável fora do núcleo familiar.
Diante disso, essa fase pode ser divertida e extremamente enriquecedora, já que os pequenos entram em contato com outras crianças e referências, novas brincadeiras e se desenvolvem de diferentes maneiras.
As emoções, assim como a criatividade e a imaginação, são estimuladas durante as atividades lúdicas e toda a rotina da Educação Infantil. Os educadores são essenciais, pois são eles que propõem dinâmicas que levam ao aprimoramento da linguagem, à socialização e ao desenvolvimento emocional.
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece direitos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil, orientando os professores sobre como planejar o cotidiano escolar, levando em conta os contextos de aprendizagem. Esses direitos são integrados nas aulas do Colégio Bom Jesus. Conheça melhor cada um a seguir:
1. Conviver: aprender a conviver em grupo com diferentes personalidades faz com que as crianças desenvolvam a comunicação, o senso de coletividade e o respeito. A convivência é fundamental para a harmonia.
2. Brincar: a diversão é um dos pilares do aprendizado na infância. A BNCC sugere que as crianças brinquem e explorem as possibilidades de espaços, utilizando a criatividade para se divertirem, tanto com outras crianças quanto com os adultos também. Brincar aprimora a cognição e desenvolve as habilidades socioemocionais de cada criança.
3. Participar: quando uma criança participa das brincadeiras e das atividades propostas, ela aprende a se comunicar melhor e resolver pequenos problemas. Além disso, essa participação fomenta a autonomia, permitindo que a criança tome decisões e desenvolva sua confiança em si mesma.
4. Explorar: a Educação Infantil é repleta de experimentações. As relações com os outros e com a escola estão se fortalecendo e todo esse processo pode ser divertido. Os professores devem possibilitar situações para que as crianças explorem suas habilidades e descobertas.
5. Expressar: é por meio da linguagem e suas diferentes formas que as crianças conseguem transmitir suas dúvidas, emoções e necessidades. Desenvolver a expressão é um processo constante e que se intensifica na Educação Infantil.
6. Conhecer-se: o autoconhecimento desempenha um papel muito importante na formação da identidade infantil. Ao desenvolver essa habilidade, as crianças sentem-se mais seguras e também aprimoram diversas outras capacidades. Compreender a si mesmas influencia positivamente suas interações e melhora o relacionamento com colegas, professores e família.
Os benefícios de matricular seu filho em grupo educacional de atuação nacional
No Colégio Bom Jesus, a Educação Infantil é o nível de ensino em que a diversão e o aprendizado andam juntos, incluindo fundamentos em bases científicas.
Recebemos nossos alunos com carinho e atenção proporcionados pelas nossas professoras, assegurando que o acolhimento seja parte da rotina diária. Os conteúdos são cuidadosamente elaborados pelo Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), que é composto de coordenadores que atuam como professores e são especialistas em educação e pesquisa. Além do CEP, o Colégio Bom Jesus conta também com o Departamento de Saúde Escolar (DSE). O DSE criou o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais para auxiliar os alunos a lidarem com situações do cotidiano de forma mais adequada.
O CEP
Esse grupo investiga e desenvolve as melhores práticas para explorar os conteúdos escolares, garantindo que as crianças aprendam enquanto também se divertem.
Assim, buscamos construir uma aprendizagem significativa e profunda. Cada pequena descoberta é valorizada.
A nossa missão como educadores
Além de transmitir os conhecimentos referentes à Educação Infantil, ser educador em uma instituição franciscana envolve o acolhimento diário. Na Educação Infantil do Colégio Bom Jesus, os pequenos aprendem com diversão, são estimulados a fazer descobertas e desenvolvem a autonomia.
O amadurecimento da autonomia acontece nas pequenas decisões, nas brincadeiras e nas atividades em grupo. Quando os professores sugerem que os alunos façam escolhas simples, isso desenvolve a expressão de preferências e também promove a confiança.
Educar priorizando o cuidado também auxilia os educadores a entenderem melhor a singularidade dos alunos. Ao valorizar características únicas, a convivência em sala de aula melhora e aprender torna-se mais divertido, independentemente do nível de ensino.
Nesse sentido, a Educação Infantil do Colégio Bom Jesus combina o cuidado atrelado com um ensino que enfoca as virtudes franciscanas, por meio de uma abordagem investigativa, que convida a criança a imaginar e refletir sobre os mais diferentes temas. O aprendizado é ativo, valorizando o diálogo, as trocas e o protagonismo.
Aqui no Bom Jesus seu filho é tratado e recebido de maneira pessoal, com muita atenção, desde a recepção até a sala de aula. Os professores representantes e/ou assessores de cada unidade mantêm um contato mais próximo tanto com os alunos quanto com os familiares.
Acesse a nossa página de matrículas para saber mais sobre como conhecer uma das nossas unidades de perto.
BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS
Diálogo na escola: uma virtude franciscana que transforma
O diálogo na escola na escola fortalece laços e é essencial para a resolução de conflitos.