Blog
18.12.2024Na Educação Infantil Bom Jesus, seu filho não é um número, é nosso futuro!

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. A faixa etária atendida nesse nível de ensino é de zero a cinco anos de idade e, por conta disso, o acolhimento e o cuidado tornam-se fundamentais, assim como os demais níveis de ensino.
Nesse sentido, a Educação Infantil prioriza a educação e o cuidado, pois esse é o primeiro contato das crianças e dos pais com o ambiente escolar. A rotina de horários e a convivência com outros colegas e com os professores requer uma adaptação planejada ou cuidadosa.
Neste conteúdo, vamos nos aprofundar nessa questão. Continue a leitura!
O que é Educação Infantil
A Educação Infantil marca o início da trajetória escolar e representa a primeira etapa da Educação Básica no Brasil. É nessa fase que as crianças, de forma regular e pela primeira vez, passam a conviver por períodos fora do ambiente familiar, ampliando suas experiências sociais e cognitivas.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), o sistema educacional brasileiro é organizado em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, por sua vez, é composta de três etapas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Essa etapa pode ser divertida e extremamente enriquecedora, já que os pequenos entram em contato com outras crianças, com novas referências e brincadeiras, enquanto aprendem e se desenvolvem de modo integral.
As emoções, assim como a criatividade e a imaginação, são estimuladas durante os momentos lúdicos, de vivências e de exploração, enfim, durante toda a rotina da Educação Infantil.
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos pela BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento plural, contemporâneo e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Esses direitos são integrados nas vivências do Colégio Bom Jesus. Conheça melhor cada um a seguir:
1. Conviver: conviver em pequenos e grandes grupos, com crianças e adultos com diferentes características e costumes e explorar diferentes linguagens pode auxiliar no desenvolvimento da comunicação, no senso de coletividade e no respeito.
2. Brincar: o brincar é um dos pilares do aprendizado na infância. A BNCC sugere que as crianças brinquem e explorem as possibilidades de espaços, utilizando a criatividade para se divertirem, tanto com outras crianças quanto com os adultos também. Brincar aprimora a cognição e desenvolve as habilidades socioemocionais de cada criança.
3. Participar: quando uma criança participa das brincadeiras e das propostas desenvolvidas na escola, colocando em prática seu protagonismo, desenvolve o senso de pertença e faz uso de suas “ferramentas” socioemocionais e cognitivas para resolver pequenos problemas. Além disso, essa participação fomenta a autonomia, permitindo que a criança tome decisões e desenvolva sua confiança em si mesma.
4. Explorar: a Educação Infantil é repleta de experimentações. As relações com os outros e com a escola estão se constituindo e todo esse processo pode ser divertido. Os professores criam oportunidades para que as crianças explorem suas habilidades e façam descobertas, pois é por meio dessa exploração que, na primeira infância, elas aprendem e compreendem o mundo ao seu redor, tecendo as primeiras conexões com o entorno e as relações sociais.
5. Expressar: na Educação Infantil, a expressão abrange o corpo, os gestos, os movimentos e as diversas linguagens. É por meio dela que a criança se comunica e manifesta suas descobertas e aprendizados.
6. Conhecer-se: o autoconhecimento desempenha um papel muito importante na formação da identidade. Na Educação Infantil, é importante incentivar a exploração do conhecimento de si e do outro, utilizando recursos como fotografias, o reflexo no espelho, o reconhecimento do próprio nome e dos colegas. Assim se observa com atenção o que cada criança consegue realizar de forma independente e em quais áreas necessita de apoio e mediação.
Os benefícios de matricular seu filho em um grupo educacional de atuação nacional
No Colégio Bom Jesus, a Educação Infantil é a etapa educacional em que a diversão e o aprendizado caminham juntos, pautada em fundamentos científicos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
Recebemos nossos alunos com carinho e atenção proporcionados pelos nossos professores, assegurando que o acolhimento seja parte da rotina diária.
Os objetos de aprendizagem e desenvolvimento, definidos pela BNCC, fazem parte do plano curricular elaborado pelo Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), que é composto de coordenadores que são especialistas em educação e pesquisa. Além do CEP, o Colégio Bom Jesus conta também com o Departamento de Saúde Escolar (DSE). O DSE criou o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais que é implementado desde a Educação Infantil e que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento social e emocional das crianças e dos adolescentes, para auxiliar os alunos a lidarem com situações do cotidiano de forma mais assertiva.
O CEP
Esse grupo estrutura materiais de apoio, enquanto os professores desenvolvem as melhores práticas para explorar os conteúdos escolares, garantindo que as crianças aprendam enquanto também se divertem.
Assim, buscamos construir uma aprendizagem significativa e profunda. Cada pequena descoberta é valorizada.
A nossa missão como educadores
Além de transmitir os conhecimentos referentes à Educação Infantil, ser educador em uma instituição franciscana envolve o acolhimento diário. Na Educação Infantil do Colégio Bom Jesus, os pequenos aprendem enquanto se divertem, são estimulados a fazer descobertas e desenvolvem a autonomia.
O fortalecimento da autonomia acontece nas pequenas decisões, nas brincadeiras e nas atividades em grupo. Quando os professores sugerem que os alunos façam escolhas simples, isso desenvolve a expressão de preferências e também promove a confiança.
A convivência em sala de aula, ao valorizar as características únicas de cada indivíduo, torna-se mais harmoniosa e enriquecedora, fazendo com que o aprendizado se torne uma experiência mais divertida e significativa em qualquer nível de ensino.
Nesse sentido, a Educação Infantil do Colégio Bom Jesus combina brincadeiras, a interação com outras crianças e com educadores por meio da exploração de espaços, texturas e materiais, colaborando no desenvolvimento de memórias afetivas e aprendizagem.
O cuidado atrelado com um ensino que enfoca as virtudes franciscanas, por meio de uma abordagem investigativa, convida a criança a imaginar e refletir sobre os mais diferentes temas. O aprendizado é ativo, valorizando o diálogo, as trocas e o protagonismo.
Aqui no Bom Jesus seu filho é tratado e recebido de maneira pessoal, com muita atenção, desde a recepção até a sala de aula. Os professores e/ou assessores de cada unidade mantêm um contato mais próximo tanto com os alunos quanto com os familiares.
Acesse a nossa página de matrículas para saber como conhecer de perto uma das nossas unidades.
BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diálogo na escola: uma virtude franciscana que transforma
O diálogo na escola na escola fortalece laços e é essencial para a resolução de conflitos.