Blog

13.01.2025

Dicas do que fazer nas férias escolares

link copiado
Dicas do que fazer nas férias escolares

As férias escolares são um período muito aguardado pelas crianças. Nesses meses, é possível organizar brincadeiras e uma rotina mais flexível com atividades divertidas. Mas para além de brincar livremente usando a imaginação, as crianças podem desenvolver habilidades enquanto usam a criatividade. 

A coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Colégio Bom Jesus, Isabel Marconcin, explica que as férias escolares são importantes também para a convivência com a criança. 

“Muitas vezes nos preocupamos em ‘ocupar’ a criança, programando viagens, passeios, por exemplo, mas há atividades simples e criativas que contribuem para a construção de memórias afetivas. O importante é investir na convivência, dedicar tempo à criança, conversar com ela e, juntos, planejar algumas atividades. Com as crianças maiores, essa conversa pode resultar em uma lista de atividades ou de lugares a serem visitados”. 

A seguir, vamos explorar algumas possibilidades do que fazer nas férias escolares e a importância desse período. Continue a leitura! 

O que fazer para divertir as crianças nas férias?

De acordo com Isabel Marconcin, brincar com a criança de forma livre e espontânea, sem se preocupar em apresentar brincadeiras estruturadas ou planejadas, é uma dica. 

“É nesse ponto que entra o jogo simbólico, em que as crianças são envolvidas no planejamento, na organização e na vivência. Um desses jogos simbólicos pode ser um acampamento no jardim de casa (brincar de cabana, de circuito de corrida com bicicletas)”, conta. 

“Visitar os parques que a cidade oferece, brincar de bola ao ar livre, andar de bicicleta, aproveitar parques infantis em locais abertos, fazer piquenique são atividades bem importantes, além do contato com a natureza”, explica. 

A importância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil 

No tempo livre, quando as crianças não estão realizando atividades físicas ou jogos de tabuleiro, por exemplo, elas recorrem às telas para se entreterem.  

Esse uso pode gerar conflitos com os pais, que muitas vezes se preocupam com o tempo excessivo que seus filhos passam em frente aos dispositivos. E uma possibilidade interessante que traz vantagens para as crianças é o incentivo ao contato com a natureza. 

Um artigo publicado pelo The Nature Conservancy, um instituto que nasceu nos Estados Unidos na década de 1950 e reúne cientistas de ponta, cidadãos e lideranças regionais no desafio de proteger e cuidar da natureza, aborda as vantagens do contato de crianças com a natureza. 

Segundo a matéria, apresentar as crianças à diversidade da natureza, desde animais singulares a diferentes cenários e climas, pode incentivá-las a construir uma admiração pelo mundo que as cerca e ajudá-las a entender seu lugar nele. Por exemplo: visitar um rio ou riacho não só é uma oportunidade de ensinar as crianças sobre o habitat dos peixes, como também explorar de onde vem nossa água potável, um dos recursos mais preciosos para a vida.

Atividades e jogos para as férias escolares 

 

O contato com a natureza pode ser muito divertido e enriquecedor, mas existem outras possibilidades interessantes. Conheça algumas delas: 

  • Mímica

O jogo de mímica é um clássico que garante a diversão tanto para quem faz a mímica quanto para quem deve descobrir. 

  • Caça ao tesouro

Organizar uma caça ao tesouro é uma tarefa bastante simples. Escolha objetos e esconda dentro de casa ou no quintal e crie dicas para que a criança encontre os “tesouros” escondidos. 

  • Cozinhar em família 

Preparar um prato é uma ótima maneira de desempenhar trabalho em equipe. Essa contribuição das crianças faz com que elas entendam a importância da colaboração e de seguir processos. 

  • Piquenique 

Nas férias escolares, aproveite para fazer um piquenique com as crianças. Leve frutas e alimentos leves, como sanduíches frescos e petiscos saudáveis, que são perfeitos para um lanche ao ar livre.

Qual é a importância das férias escolares?

O período de descanso e a convivência com outros círculos sociais diferentes daqueles da escola são alguns dos motivos que explicam a importância das férias escolares. 

Além disso, as crianças vão consolidar também os conteúdos aprendidos em sala de aula ao vivenciarem situações cotidianas. Isso acontece porque os processos cognitivos seguem recebendo estímulos mesmo fora da sala de aula, por meio de leitura, música, dança e prática de atividades físicas, por exemplo. 

Essas experiências enriquecem o aprendizado e também criam um ambiente propício para o fortalecimento das relações familiares. 

O fortalecimento dos laços com a família

Durante o ano letivo, as crianças passam boa parte do dia na escola e, quando as férias escolares chegam, há um tempo maior para convivência com os familiares. Essa convivência mais frequente e intensa é uma ótima oportunidade de criar uma aproximação com os filhos. 

Aproveite para se comunicar, pergunte sobre os colegas, professores e quais são as atividades preferidas na escola. Entenda quais são as maiores dificuldades e as preferências, desde as brincadeiras até as disciplinas. 

O bem-estar e a saúde mental também se relacionam com as férias escolares 

Pausar a rotina com horários fixos para dormir, acordar e cumprir outros compromissos é essencial para o bem-estar das crianças. Isso porque um cotidiano bem organizado é fundamental para gerar o senso de responsabilidade, mas também pode desencadear cansaço e impaciência nos pequenos. 

Por conta disso, o descanso e a tranquilidade nas férias escolares devem ser prioridade. Ter horas livres com brincadeiras ou até mesmo tédio incentiva o uso da imaginação. 

[H3] As férias escolares criam memórias

As memórias da infância são marcantes e lembradas pelo resto da vida. Nesse sentido, as férias escolares podem ser aproveitadas para criar essas lembranças significativas. 

Passeios em família, novas brincadeiras e risadas em conjunto são o suficiente para registrar boas memórias no coração.

Qual é o período das férias escolares?

O período de férias escolares é diferente em cada estado brasileiro, mas normalmente elas acontecem em julho, dezembro e janeiro e são voltadas para o descanso de alunos e professores.

Desse modo, as férias escolares também representam a mudança de calendário escolar. Ou seja, os estudantes aprovados ao fim das aulas no mês de dezembro seguirão para um novo ano letivo. 

Essas dicas para as férias fortalecem o vínculo familiar e estimulam o aprendizado fora da sala de aula. No Colégio Bom Jesus, acreditamos que cada experiência vivida pode ser um passo importante na formação das crianças, tornando-as mais curiosas e preparadas para os desafios do futuro.

Acesse a nossa página de matrículas para saber mais sobre como conhecer uma das nossas unidades de perto. Entre em contato conosco! 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS


 
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA