Blog
13.03.2025Religiosidade na escola: como é tratada a religião no Colégio Bom Jesus?

A religiosidade pode estar presente na vida de crianças e adolescentes desde os primeiros anos, especialmente quando os pais valorizam e praticam a sua fé. Essa influência ajuda a moldar a maneira como os pequenos enxergam o mundo ao seu redor, contribuindo para a formação de suas perspectivas e valores.
Além disso, as diversas manifestações religiosas desempenham um papel importante na construção de vínculos sociais, no desenvolvimento do senso de comunidade e no sentimento de pertencimento a um grupo. Quando a criança convive com pessoas que compartilham dos mesmos valores familiares, ela se sente acolhida e segura para expressar suas crenças e virtudes.
No entanto, mesmo que a família tenha uma religião predominante, é essencial que as escolas abracem as diferentes manifestações religiosas. Ao apresentar diferentes crenças e tradições, as instituições de ensino permitem que as crianças ampliem seu repertório cultural e desenvolvam uma visão mais aberta e respeitosa sobre o tema.
Para se aprofundar no que diz respeito à religiosidade na escola e como a religião é tratada no Colégio Bom Jesus, continue a leitura deste artigo!
O que é religião?
A palavra “religião” tem origem no latim “religio”/“religare”. O primeiro termo está relacionado à noção de cumprir obrigações, enquanto o segundo sugere uma conexão entre as pessoas e algo maior, como o sagrado ou o espiritual.
Esse conceito, que hoje entendemos como religião, ganhou forma por volta do século XVI, quando passou a ser usado para diferenciar o que era considerado sagrado daquilo que era visto como profano, ou seja, não religioso. Assim, a religião se tornou uma maneira de organizar e entender a relação entre o humano e o divino.
Para além disso, a religião envolve uma série de práticas, crenças, textos sagrados, ensinamentos e rituais que compõem uma doutrina, reunindo ideias fundamentais a serem transmitidas.
Qual é a importância da religiosidade na escola?
A religiosidade na escola pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento integral dos alunos, principalmente quando é abordada de uma forma inclusiva e respeitosa. O contato com virtudes franciscanas que incluem o amor, o diálogo e a solidariedade, por exemplo, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários.
No entanto, é essencial que essa abordagem seja feita de maneira equilibrada, garantindo que todos os estudantes se sintam acolhidos e representados. Assim, a escola se torna um espaço de convivência harmoniosa, onde as diferenças promovem debates construtivos, fortalecendo laços e proporcionando a compreensão e tolerância entre os alunos.
Como funciona o Ensino Religioso nas escolas?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o Ensino Religioso seja conduzido de forma a explorar as diversas expressões religiosas presentes em diferentes contextos culturais e sociais, sempre pautado por uma abordagem ética e científica, garantindo a neutralidade e evitando a predominância de qualquer crença específica.
No documento da BNCC, são elencados quatro objetivos principais para orientar essa disciplina, visando promover o respeito, a compreensão e o diálogo entre as diferentes tradições religiosas:
- 1. Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir de manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos;
- 2. Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos;
- 3. Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal;
- 4. Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
O documento da BNCC também cita que o Ensino Religioso tem como foco o estudo do conhecimento religioso, que é construído a partir de diversas disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, com destaque para a Ciência da Religião. Essa área do saber investiga as expressões dos fenômenos religiosos em variados contextos culturais e sociais.
Qual é a abordagem do Colégio Bom Jesus em relação à religiosidade na escola?
O Colégio Bom Jesus é uma instituição de ensino franciscana e por isso abrange os ensinamentos de São Francisco na prática pedagógica. Ou seja, o humanismo solidário franciscano inspira o desenvolvimento integral dos alunos.
Para isso, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são seguidas, orientando o respeito e o conhecimento das diversas religiões. Embora o colégio seja uma instituição católica confessional, a proposta pedagógica valoriza o diálogo inter-religioso, oferecendo espaço para o estudo e a compreensão de outras tradições religiosas.
Um exemplo disso é o evento “Encontro Inter-Religioso”, que possibilita aos alunos fazer perguntas aos líderes presentes, esclarecendo dúvidas, aprofundando o conhecimento e buscando respostas para curiosidades.
O evento surgiu com base no material didático de Ensino Religioso a partir da LDB 9.394/1996, a qual prevê que essa área do conhecimento contemple a multiplicidade religiosa e cultural no Brasil.
Neste conteúdo, abordamos mais sobre o encontro.
Princípios educacionais fundamentados no Carisma Franciscano
No Colégio Bom Jesus, os princípios educacionais são fundamentados no Carisma Franciscano, com o objetivo de formar pessoas íntegras, capazes de viver autenticamente em comunidade, pautadas pela ética e pelos valores que orientam a convivência social.
De acordo com a coordenadora de Ensino Religioso da instituição, Mayara Caroline da Silva, “a nossa missão é promover a formação humana e a construção da cidadania, em consonância com os valores franciscanos”. Essa missão se reflete diretamente no currículo da escola, que cria um espaço de diálogo e reflexão sobre a pluralidade e os valores humanos.
Quais são os conteúdos trabalhados no Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus?
De acordo com Mayara, os eixos gerais do Ensino Religioso são: Culturas e Tradições Religiosas, Escrituras Sagradas e/ou Tradições Orais, Teologias, Ritos e Ethos.
“O encaminhamento metodológico de Ensino Religioso visa contribuir para que professores e alunos estudem e construam juntos os conhecimentos em relação a cada tema e se tornem aptos a articular tais conhecimentos no contexto sociofamiliar, principalmente no enfrentamento de situações reais, como aquelas em que se evidencia o preconceito ou a falta de respeito à crença e à forma de culto de outras religiões”, conta.
A coordenadora também destaca o projeto “Virtudes e Atitudes”, que é composto de duas palavras que se cruzam e se fortalecem. “Nós trabalhamos com os valores e as virtudes franciscanas no dia a dia, na forma como interagimos com as crianças, colegas e pais, como conduzimos as aulas. Além disso, promovemos momentos de espiritualidade, de reflexão. Por meio de ações, crianças e jovens conscientizam-se do seu papel e da sua responsabilidade social enquanto cidadãos”, reforça.
Ou seja, o Colégio Bom Jesus realiza um trabalho de formação humana e espiritual construído e implementado pelos educadores, que visa proporcionar não apenas simples competências técnicas e acadêmicas, mas principalmente a formação integral dos alunos. Esse trabalho tem como base, sobretudo, os ensinamentos de São Francisco de Assis, homem da paz com quem, hoje, tanto temos a aprender.
Os valores franciscanos são trabalhados em todas as séries
Cada nível, ano e série integra ações feitas de forma contextualizada e lúdica, com a participação dos alunos, dos pais ou responsáveis, dos educadores, dos funcionários e de entidades parceiras.
As 13 virtudes franciscanas são trabalhadas no Colégio Bom Jesus de maneira integrada ao currículo, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em todas as unidades.
Cada série é dedicada ao desenvolvimento de uma virtude específica: na Educação Infantil, o foco é o Amor; no 1.º ano, o Respeito; no 2.º ano, a Gratidão; no 3.º ano, a União; no 4.º ano, a Fraternidade; no 5.º ano, a Confiança; no 6.º ano, a Sabedoria; no 7.º ano, a Solidariedade; no 8.º ano, o Diálogo; no 9.º ano, a Disciplina; na 1.ª série do Ensino Médio, a Humildade; na 2.ª série, a Perseverança; e na 3.ª série, a Prudência.
Acesse a nossa página de matrículas para agendar uma visita à unidade mais próxima da sua família!
BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diálogo na escola: uma virtude franciscana que transforma
O diálogo na escola na escola fortalece laços e é essencial para a resolução de conflitos.