Blog

10.10.2025

Do Infantil ao Ensino Médio: é muito bom estudar no Colégio Bom Jesus

link copiado
Do Infantil ao Ensino Médio: é muito bom estudar no Colégio Bom Jesus

As quase 40 unidades do Colégio Bom Jesus abrangem diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada segmento conta, além dos conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com projetos específicos que promovem o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e dos valores franciscanos

Neste conteúdo, você vai entender por que é muito bom estudar no Colégio Bom Jesus. Continue a leitura! 

Educação de excelência no Colégio Bom Jesus: o papel estratégico do mapa conceitual do CEP
 

Para fortalecer a educação de excelência do Colégio Bom Jesus, o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) desenvolveu um material fundamental que orienta a prática docente: o mapa conceitual.

Criado por uma equipe multidisciplinar com mais de 100 professores, pesquisadores e especialistas em educação que compõem o CEP, o mapa reflete a busca constante por metodologias inovadoras de ensino. 

Na prática, ele fornece as diretrizes e a “essência” pedagógica do Colégio Bom Jesus, guiando a atuação dos professores em sala de aula.

Entenda o que é o mapa conceitual
 

O mapa começou a ser elaborado durante o período de implantação do Novo Ensino Médio. Após os estudos das prerrogativas legais, foi definido um conceito que serviu de base para a estruturação da proposta do Novo Ensino Médio. Dessa forma, em seguida, além do conceito proposto, foram elencadas palavras-chaves que identificam cada uma das etapas da educação básica. Para além disso, o mapa foi composto de textos que apresentam a fundamentação teórica e norteiam a seguinte proposta: 

  • Educação Infantil: ludicidade, descobertas e autonomia 
  • Ensino Fundamental - Anos iniciais: investigação, mediação e autonomia 
  • Ensino Fundamental - Anos finais: mediação, protagonismo e autonomia 
  • Ensino Médio: autoconhecimento, protagonismo e autonomia 

Essas habilidades são desenvolvidas de modo gradativo e complementar. As indicadas para a Educação Infantil dão sustentação para as dos anos iniciais do Ensino Fundamental e assim por diante. Ao mesmo tempo, são referências para os professores, pois destacam os elementos essenciais para o planejamento com intencionalidade.

De acordo com Marcelo Bianchini, gerente pedagógico do CEP, essas habilidades podem ser desenvolvidas em todos os níveis, mas devemos ter atenção para as habilidades fundamentais de cada nível, ou seja, aquelas que devem ser mais estimuladas e que não podem faltar. “A Educação Infantil pode apresentar autoconhecimento ou mediação, mas nunca deve abrir mão da ludicidade e das descobertas, que, junto com a autonomia, são as características específicas do segmento. Da mesma forma, o Ensino Fundamental pode trabalhar o autoconhecimento, mas nunca deve deixar de priorizar a investigação e mediação, que são os principais elementos conceituais desenvolvidos nesse segmento”, exemplificou Bianchini. 

O gerente pedagógico enfatizou ainda que o Ensino Médio “absorve” tudo o que foi trabalhado nos segmentos anteriores, explorando essas habilidades em um novo patamar. Além disso, reforça a preparação do aluno, “para que ele tenha condições de desenvolver seu autoconhecimento e fazer suas escolhas com segurança”.

Por fim, a continuidade do percurso educacional em uma única escola fortalece o desenvolvimento integral do aluno, garantindo consistência, segurança e vínculos duradouros e criando um ambiente propício para uma evolução com confiança desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Por que a autonomia é estimulada em todos os segmentos?
  

A autonomia está presente em todos os segmentos para colaborar com o desenvolvimento de um indivíduo autônomo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Então, para que esse objetivo seja alcançado, o Colégio Bom Jesus promove vivências e experiências com encaminhamentos específicos, propostas e atividades que podem contribuir para a estruturação gradativa da autonomia, fazendo com que o aluno, desde cedo, tenha condições de utilizar seus conhecimentos na prática, de forma a atingir seus objetivos com autoconfiança e coragem para tomar as próprias decisões. 

A Educação Infantil no Colégio Bom Jesus 
 

A Educação Infantil é, em muitos casos, o primeiro contato das crianças e de suas famílias com a escola. Portanto, esse momento demanda carinho e acolhimento para que cada passo seja tomado com segurança e confiança, proporcionando um ambiente onde o aprendizado e o desenvolvimento aconteçam de forma harmoniosa e significativa.   

Desse modo, as propostas organizadas pelos professores partem sempre do princípio de aprender brincando como forma de envolver, mobilizar e encantar as crianças. Essa ludicidade promove diferentes possibilidades e perspectivas de descobertas e contribui para o reconhecimento da competência da criança, dentro de sua faixa etária, valorizando seu protagonismo e autonomia.

As crianças no centro do processo educativo 
 

Para que as crianças sejam estimuladas à socialização, à curiosidade e aproveitem diferentes tipos de experiências e vivências no ambiente escolar, a prioridade é que elas  estejam no centro desse processo. 

Nesse sentido, a posição do educador ultrapassa o objetivo de transmitir conhecimentos pedagógicos. O professor ocupa um lugar de orientação, que incentiva o protagonismo do aluno e as brincadeiras. 

A importância das brincadeiras
 

O “aprender brincando” na Educação Infantil do Colégio Bom Jesus contribui para o desenvolvimento das capacidades relacionadas à motricidade, à socialização, às habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos. Quando brincam, as crianças criam vínculos significativos e resolvem desafios específicos para suas faixas etárias, o que também auxilia o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos primeiros anos de vida.  

Além disso, as experiências lúdicas fazem parte deste segmento, uma vez que é por meio delas que as crianças se conectam com o mundo e dão asas à imaginação. Isso contribui também para a criação de memórias afetivas positivas. 

Os alunos têm ainda a oportunidade de participar das Mostras de Conhecimento, um evento que reúne estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, criado com o objetivo de apresentar projetos variados que estimulam a curiosidade e o aprendizado ativo.

O Ensino Fundamental no Colégio Bom Jesus
 

Assim que finalizam a Educação Infantil, os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus continuam realizando descobertas por meio da ludicidade, com autonomia para tomar as suas decisões. 

Nesse segmento, o professor também ocupa um lugar de mediação, ultrapassando a transmissão de conhecimentos específicos do segmento. Assim, o aprendizado ocorre por meio de projetos integradores que estimulam a investigação com a mediação dos professores, resultando em um um ambiente dinâmico, onde os estudantes exploram, questionam e constroem conhecimento ativamente. 

Projetos integradores
 

No Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus, os projetos integradores têm um papel fundamental ao conectar diversos componentes curriculares em torno de um tema comum, proporcionando um aprendizado mais abrangente e interligado. O resultado dessa aproximação faz com que a compreensão dos objetos de estudo seja mais abrangente, uma vez que os alunos conseguem perceber as relações entre os diversos componentes e aplicar os conhecimentos de forma prática e contextualizada. 

Mostra do Conhecimento
 

Ao longo de todo ano, as unidades do Colégio Bom Jesus abrem as suas portas à comunidade para conferir diversos projetos criados pelos alunos: a Mostra do Conhecimento. Esses momentos são repletos de trocas, já que os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio têm a oportunidade de apresentar os resultados de seus trabalhos. As famílias podem conferir de perto essas criações, que estimulam a curiosidade e o aprendizado ativo. 

Ensino Médio do Colégio Bom Jesus
 

Depois de terem trilhado um longo percurso em que puderam vivenciar os valores franciscanos e adquirir conhecimentos por meio da educação de excelência oferecida pelo Colégio Bom Jesus, os alunos chegam ao Ensino Médio.  

Essa fase tão aguardada é repleta de desafios. Ela traz a importante decisão de escolher um curso de graduação e, por conta disso, demanda uma preparação consolidada para processos seletivos concorridos. 

Na 1.ª série, o foco está no autoconhecimento, ampliando a base da formação geral dos alunos. Na 2.ª série, o protagonismo é ampliado ao explorar os itinerários formativos que melhor se alinham a interesses de carreira. Quando os alunos chegam à 3.ª série, o estímulo é direcionado à autonomia, preparando-os para tomar decisões conscientes para os seus percursos. 

Conheça a Trilha Fera
 

A Trilha Fera oferece oportunidades exclusivas, direcionadas e cuidadosamente elaboradas com foco na preparação, proporcionando ao aluno segurança e confiança para enfrentar os processos seletivos mais concorridos, tanto no Brasil quanto no exterior.

O programa inclui o Fera Mais, que promove a revisão e o aprofundamento dos conteúdos trabalhados na formação geral básica e nos itinerários específicos, e o Fera Medicina, especialmente voltado para as necessidades dos estudantes que desejam ingressar no curso de Medicina.

A Revisão Fera também prevê a revisão dos principais conteúdos das três séries do Ensino Médio, com ênfase em temáticas específicas, enquanto o Fera Redação prepara os alunos para os diversos gêneros textuais cobrados em processos seletivos. O Feras em Ação revisa os conteúdos essenciais da 1.ª e 2.ª séries, desde a primeira semana de aula, e os Simulados Fera permitem que o aluno teste seus conhecimentos em todos os componentes por meio de provas com diferentes níveis de dificuldade e estilos.

Por fim, o Itinerário Fera oferece material diferenciado que ajuda a consolidar a escolha do aluno pela área do conhecimento de sua preferência. 

Contato com a pesquisa científica 
 

Os alunos tanto dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio podem aprimorar seus conhecimentos por meio de pesquisas científicas, o que amplifica os processos de aprendizagem e também pode orientar escolhas profissionais futuras. 

Nessa direção, o Colégio Bom Jesus alia a formação pedagógica e a criatividade que resultam em diversas pesquisas científicas. O Programa de Iniciação Científica (Ficem, Ficef e Ficef Jr.) fomenta a experimentação, a coleta de dados, a participação em feiras nacionais e no exterior, entre outros. Nos últimos anos, foram desenvolvidos projetos que incluíram questões sociais e ambientais e proporcionaram aos estudantes um olhar atento ao entorno e todas as suas complexidades. 

Se a sua família está buscando um colégio que ofereça educação de excelência, formação socioemocional e valores franciscanos, o Colégio Bom Jesus é a escolha certa. 

Venha conhecer de perto e descubra por que estudar aqui é muito bom! Agende a sua visita hoje mesmo! 

 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS


 
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA