POR QUE O BOM JESUS TAMBÉM VISA EDUCAR AO HUMANISMO SOLIDÁRIO?
Educação ao humanismo solidário, razão de ser do Projeto Bom Jesus Social – no Brasil, a Educação Básica é uma das etapas em que mais se procura oportunizar e consolidar o pleno desenvolvimento do ser humano. De que modo? Por meio de uma formação acadêmica, relacional, profissional, socioeducativa e religiosa.
O Colégio Bom Jesus é uma instituição de ensino franciscana e tem, nos seus mais de 125 anos de história, se distinguido em relação a esse ideário educacional e formativo. Têm envidado esforços para oferecer aos seus alunos uma ampla formação acadêmica, franciscana e profissional, a ponto de mobilizá-los a fazer novas leituras da realidade e, principalmente, a estender a mão aos mais necessitados.
O Projeto Bom Jesus Social implantado no primeiro semestre de 2016, conta já com várias ações sendo planejadas, num primeiro momento, em sala de aula a envolver Professores e Estudantes e, num segundo momento, sendo desenvolvidas junto àqueles que mais precisam e passam por inúmeras necessidades.
Principais objetivos do Projeto Bom Jesus Social – educar ao humanismo solidário; formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos; contribuir para uma constante interação entre a teoria e a prática; compreender a relevância de se estender a mão aos que nada têm; encontrar alegria na prática do bem aos menos favorecidos, como fez São Francisco de Assis.
Pilares do Projeto Bom Jesus Social – a missão assumida por meio desse projeto encontra-se, por assim dizer, alinhada ao ideário de São Francisco de Assis, cujo coração estava, há mais de 800 anos, todo voltado para ver, ouvir e servir os pobres. É em são Francisco de Assis que o Projeto Bom Jesus Social se inspira e ousadamente alinha cada uma das ações que almeja desenvolver em prol de um humanismo cada vez mais solidário. À luz também do ideário de uma instituição de ensino ‘em saída’, proposta pelo Papa Francisco, as ações em benefício da comunidade visam estar alicerçadas em pelo menos quatro pilares:
1) o interior consigo mesmo;
2) o solidário com os outros;
3) o cuidado do meio ambiente;
4) e o espiritual com Deus.
Temáticas afins ao Projeto Bom Jesus Social – o Projeto Bom Jesus Social veio a ser elaborado no intuito de contemplar algumas temáticas correlacionadas. Em outras palavras, as temáticas privilegiadas visam oportunizar ações capazes de contribuir para a minimização das desigualdades, das fraturas sociais e dos problemas ambientais; ações voltadas à defesa e promoção dos direitos humanos, à promoção da igualdade étnico-racial, ao respeito à diversidade, à prática do voluntariado, ao cuidado do meio ambiente, ao fomento da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; ações, enfim, de inclusão e empreendedorismo para a melhoria das condições de vida da população. Os objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU também fazem parte dessas temáticas correlacionadas ao Projeto Bom Jesus Social.
Entende-se que a educação pode significar muito mais que processos acadêmicos voltados ao ensino de saberes específicos dessa ou daquela área de conhecimento. Pode significar uma resposta efetiva à deterioração da nossa casa comum nos seus mais variados aspectos: a poluição, os resíduos e a cultura do descarte; a contaminação das fontes de água; a perda da biodiversidade; a insensibilidade com os mais pobres e marginalizados; a deterioração da qualidade da vida humana endossa pelas oscilações econômicas; a degradação social alimentada pela corrupção, a falta de ética, entre outros. Educar para ao humanismo solidário significa, nesse sentido, formar pessoas comprometidas com a melhoria das mazelas do meio social em que estão inseridas.
GALERIA DE FOTOS
Relatório Bom Jesus Social
Relatórios dos anos anteriores
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bom Jesus na Campanha da Fraternidade 2015
Confira o vídeo com a mensagem do presidente da AFESBJ, Frei Guido Moacir Scheidt, sobre o tema