Geral

15.01.2018

Veja por que o ensino integral é uma decisão acertada

link copiado
Veja por que o ensino integral é uma decisão acertada

Matricular meu filho em uma escola que oferece educação em período integral é uma boa opção? Essa dúvida reflete a insegurança de algumas famílias em optar pela ampliação da jornada escolar, mas para os especialistas há uma série de vantagens na educação em período integral, com benefícios para o desenvolvimento da criança.

A primeira é a ampliação do tempo e das oportunidades de aprendizagem e de interação social, outra é a contribuição para o desenvolvimento da autonomia, no que diz respeito ao cuidado pessoal, com o outro e com o meio. Além disso, há o fato de a criança permanecer em um ambiente seguro, sendo atendida e orientada por profissionais da educação. Mônica Andrea Jonsson, gestora do Colégio Bom Jesus Internacional Alphaville, comenta que a educação em tempo integral “é uma oportunidade de ocupar o tempo com atividades acadêmicas, esportivas, artísticas saudáveis em vez de estar ligado às redes sociais, videogames ou sem supervisão adequada”.

Na hora de avaliar a proposta de educação em tempo integral, os pais devem considerar se a escola oferece um projeto consistente que contribua efetivamente para a aprendizagem e o desenvolvimento de seu filho, oportunizando atividades que incluam o estudo de línguas estrangeiras, práticas esportivas, incentivo à expressão artística, acompanhamento na realização de tarefas e estudos, por exemplo. É importante, também, que os valores da instituição estejam alinhados aos da família, visto o tempo de permanência da criança na escola.

Acompanhamento da família
Em muitas das escolas que oferecem educação em período integral, os pais podem acessar diferentes recursos, impressos e digitais, de comunicação com a escola, como a agenda do aluno, as ferramentas disponibilizadas no site da escola, os comunicados escolares, os atendimentos individuais agendados com os educadores, por exemplo. “Sempre que tiverem dúvidas ou apontamentos, o ideal é que busquem a equipe pedagógica, pois são essas as pessoas habilitadas e que poderão ajudar de forma efetiva”, conta a gestora.

Outra sugestão é reservar 30 minutos diariamente para conversar com a crianças a respeito de vivências e aprendizados realizados no dia. Essa atitude demonstra interesse pela criança, seja valorizando suas conquistas ou colocando-se à disposição para auxiliar em dificuldades ou na mediação de um problema. Assim, ações como aprofundar um assunto discutido em sala, ler um livro da biblioteca, acompanhar a resolução de atividades on-line ou assistir a vídeos são estratégias que propiciam a integração familiar e oportunizam o acompanhamento, pela família, das vivências escolares.

Para Mônica, é muito importante que os pais priorizem o contato com a criança quando estiverem em casa com ela.

“Atividades de rotina, com horários e combinados estabelecidos, como tomar banho, fazer a refeição da noite, podem ser momentos muito importantes para manter a harmonia. E, mais que isso, possibilitam que haja mais tempo para pais e filhos ficarem verdadeiramente juntos, socializando no mesmo ambiente, seja assistindo a um filme, praticando um esporte ou jogando um jogo de tabuleiro”, finaliza a gestora.

Ensino em período Integral no Bom Jesus
O Grupo Bom Jesus possui diferentes propostas de período integral. Há Unidades que oferecem educação bilíngue – como as Unidades Alphaville e Aldeia, na região de Curitiba, e Blumenau e Itajaí, em Santa Catarina – onde várias aulas são ministradas na segunda língua, como Arts, Physical Education, Music, Swimming, além de uma carga horária de aulas de Inglês de aproximadamente 10 horas semanais.

Há também Unidades com projetos específicos para o integral, como Lourdes, Divina, Água Verde, que oferecem uma carga horária ampliada para Inglês, esportes, entre outras atividades, como o desenvolvimento de projetos, a exploração de diferentes linguagens artísticas, a culinária e a tutoria no desenvolvimento de atividades e estudo, por exemplo.

Em algumas dessas Unidades há, ainda, a oferta de Espanhol a partir do 2º ano do Ensino Fundamental. Todas têm estrutura específica para atender as crianças, como refeitórios próprios, centro esportivo com piscina e salas de ballet, judô, xadrez, música, psicomotricidade, entre outras.

Esse conteúdo foi publicado no Guia dos Pais do G1 Paraná.