Proposta Pedagógica

01.12.2014

Gratidão marcou almoço do Dia de Ação de Graças

link copiado
Gratidão marcou almoço do Dia de Ação de Graças

Durante o mês de novembro, os alunos da Educação Infantil ao 9.º ano do Ensino Fundamental das Unidades Bom Jesus Aldeia e Internacional realizaram atividades relacionadas ao Thanksgiving Day, ou Dia de Ação de Graças. As festividades tradicionais que ocorrem anualmente nos Estados Unidos e no Canadá, sempre na quarta quinta-feira do referido mês, são vivenciadas pelos estudantes, inclusive com a caracterização deles e dos professores, devido à proposta de educação bilíngue presente nas duas escolas.

Cada série realizou atividades referentes ao tema e foram incentivadas a refletirem sobre a importância de se dar graças pelas dádivas recebidas durante o ano e a manifestar essa gratidão. “Agradecer pela família, pela vida, pela escola e por tantas outras bênçãos presentes em nosso dia a dia”, explica a gestora da Unidade Aldeia, Patrícia Dias.

Além do almoço especial que uniu a comunidade escolar e marcou o agradecimento pelas graças alcançadas no ano, os estudantes também colocaram em prática o aprendizado adquirido por meio do Projeto Virtudes e Atitudes, ressaltando a importância da Gratidão.

“Os alunos participaram intensamente das atividades e apresentaram canções tradicionais, compartilharam seus agradecimentos com a comunidade escolar, assistiram a uma representação teatral da história do Thanksgiving e interagiram com colegas de diferentes idades”, diz a gestora da Unidade Internacional, Giselle Merlin de Andrade.

Sou grato por...


A decoração dos refeitórios das Unidades materializava em palavras os vários motivos de gratidão. Colagens que representavam símbolos do Thanksgiving Day levavam mensagens escritas pelos alunos, como no caso dos estudantes da 8.ª série Mateus Baptista de Siqueira, que agradeceu pelos amigos e pela família; Gabriel de Almeida M. de Mello, que vê na liberdade de expressão presente no Brasil um importante motivo de agradecimento; e Matheus Boaron, grato por ter acesso a uma formação escolar de qualidade. Todos os participantes foram presenteados com enfeites para porta e broches com os dizeres Happy Thanksgiving e Give Thanks – “Feliz Dia de Ação de Graças” e “Dai Graças”, respectivamente.

Breve história do Thanksgiving


Historicamente, o Dia de Ação de Graças começou a ser celebrado em Plymouth, Massachusetts, em 1620, pelos pelegrinos vindos da Inglaterra para a terra nova, hoje os Estados Unidos, que fundaram a vila. A comemoração deu-se após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, período em que mais da metade dos pelegrinos morreram. Os colonos vieram a ter uma boa colheita de milho no verão de 1621.

Para comemorar, os homens de Plymouth organizaram uma refeição com patos, perus, peixes e milho no cardápio. Cerca de noventa índios, os Wampanoag, participaram da festividade, afinal eles foram os responsáveis a ensinar aos colonos como cultivar o milho e como capturar o peru, e todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

O feriado do Dia de Ação de Graças só passou a ser nacional em 1863, quando o presidente Abraham Lincoln declarou a quarta quinta-feira do mês de novembro como a data oficial de comemoração.



GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens