Proposta Pedagógica

16.06.2015

Respeito e conhecimento no Ciclo de Debates

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Respeito e conhecimento no Ciclo de Debates

O debate de ideias é uma prática incentivada no Colégio Bom Jesus. Uma das atividades pedagógicas relacionadas ao diálogo e à busca do conhecimento é o Ciclo de Debates, evento promovido para os alunos do Ensino Médio. Na última semana, as Unidades Centro e Lourdes reuniram, em dias diferentes, equipes de estudantes que defenderem os seus pontos de vista, a partir da oratória, sobre temas amplamente pesquisados em semanas anteriores.

Quem debate escreve melhor?


Para a professora de Redação do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus, Cleuza Cecato, a reposta é sim. Segundo ela, considerando as diversas competências exigidas nas redações de todos os vestibulares e do ENEM, debater torna-se um exercício fundamental para a construção de identidade do próprio texto e para a ampliação do repertório de leituras diversas. “Discutir com propriedade e segurança temas árduos como austeridade fiscal e Lei de Resíduos Sólidos, por exemplo, prepara os estudantes para fazer analogias e exemplificações nos mais variados eixos de abordagem”, explica.

Cleuza também destaca que o valor gerado na prática do debate impacta positivamente nas relações dos alunos, dentro e fora da sala de aula. “Participar de um ciclo de debates é uma oportunidade única para o estudante desenvolver suas qualidades discursivas, aprender a equilibrar informação e emoção, além de um exercício imprescindível à vida em sociedade: saber respeitar a voz do outro”.

O Ciclo de Debates extrapolou o ambiente escolar e também alcançou os familiares dos alunos. Cleuza lembra que muitos pais auxiliaram os jovens nas pesquisas dos temas debatidos e estiveram presentes na torcida pelas equipes.

“Foi uma semana emocionante, vi pais que abriram mão de seus feriados para acompanhar e acolher os grupos em suas casas ou em pesquisas fora delas. Também acompanhei a relação entre os alunos e os professores, que se colocaram em pé de igualdade, na posição de quem também tem de pesquisar e estudar para formular ideias sobre temas que não domina com profundidade. Trata-se de um exercício franciscano de humildade e sabedoria!”.

Todas as equipes participantes cumpriram a tarefa com louvor, com destaque para as turmas 34, da Unidade Centro, e 31, da Unidade Lourdes, que atingiram o melhor desempenho na atividade.



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