Bom Jesus Centro

Bom Jesus Centro

Localizado na região central de Curitiba, o Bom Jesus Centro conta com uma ótima infraestrutura, que atende às necessidades de toda a comunidade escolar e aos desafios da sociedade atual. Além disso, sempre valorizando o talento de seus educadores e a experiência e a dedicação de sua equipe pedagógica, o Colégio tem como um de seus pilares fomentar, cada vez mais, a parceria com a família e com a sociedade.

Dessa forma, o Bom Jesus Centro, a primeira Unidade do Grupo Educacional Bom Jesus, aproveita toda a sua tradição e se constitui em um cenário de descobertas e aprendizado pedagógico e humano, oferecendo educação do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Níveis de ensino disponíveis nesta
unidade:


Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Ensino Médio

Observações:

*Turmas do 1.º ano do Ensino Fundamental a 3.ª série do Ensino Médio.

*Ensino regular para todas as turmas.

Entre em contato:

Rua 24 de Maio, 135
Centro | Curitiba - PR


(41) 2105-9810
VEJA ESSE LOCAL NO MAPA AGENDE UMA VISITA


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A UNIDADE


Diferenciais da Unidade

No Bom Jesus Centro, as atividades pedagógicas são desenvolvidas num processo de investigação, discussão, reflexão e sistematização coletiva (professor e aluno), visando uma aprendizagem real e significativa.
Por meio desse projeto, ofertado a partir da 2.ª série do Ensino Médio, os alunos participam, efetivamente, de uma ação de voluntariado em parceiros do Bom Jesus Centro. Atualmente, são realizadas atividades de recreação para crianças que aguardam atendimento no Hospital Pequeno Príncipe e aulas de nivelamento em Português e Matemática para alunos do 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Guaíra, além de recreio dirigido.
Projeto ofertado aos alunos da 1.ª série do Ensino Médio, em que são realizados encontros semanais que buscam inserir os jovens no mundo do voluntariado, oportunizando que eles conheçam a realidade, região de atuação e público-alvo das mais diversas ações. Para finalizar o projeto, eles fazem visitas a instituições que realizam esses trabalhos.
As aulas de teatro proporcionam aos alunos do Ensino Médio novas experiências, as quais aprimoram o trabalho em grupo e a expressão corporal e vocal. Além disso, os educandos têm a possibilidade de aprender técnicas de montagem de espetáculos, como criação de personagens e cenas.
Oferecido aos alunos do Ensino Médio, tem como objetivo consolidar o exercício da dissertação argumentativa e desenvolver as habilidades de exposição e defesa de ideias, por meio da pesquisa de temas diversificados, formulação de textos e exposição oral.
Além do inglês e do espanhol, os alunos do Ensino Médio do Bom Jesus Centro contam com mais uma opção de língua estrangeira. O alemão, que é o idioma mais falado na União Europeia e a língua dos negócios, passa a fazer parte da matriz curricular do Colégio.
No Bom Jesus Centro, os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio contam com aulas de espanhol, cujo enfoque é comunicativo e oportunizam um aprendizado por meio de situações ligadas à realidade, empregando o vocabulário e a gramática de forma contextualizada.
O Colégio oferece a seus alunos, a partir do 9.º ano, a possibilidade de participar do Programa High School, disponibilizado no contraturno. Em parceria com a Universidade do Missouri, o programa tem duração de três anos e aulas com professores nativos, proporcionando obtenção simultânea da certificação americana e do currículo escolar brasileiro de Ensino Médio.
No Bom Jesus Centro, os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio contam com aulas de espanhol, cujo enfoque é comunicativo e oportunizam um aprendizado por meio de situações ligadas à realidade, empregando o vocabulário e a gramática de forma contextualizada.
Têm como objetivo oportunizar aos alunos aprender de forma interdisciplinar, descobrir novos ambientes, por meio da observação, bem como incentivar o interesse pela pesquisa.
Nesse ambiente, são realizadas atividades com o objetivo de desenvolver hábitos saudáveis de alimentação, além de estimular o paladar para apreciação e degustação dos mais variados sabores. Essas atividades permitem um trabalho interdisciplinar envolvendo noções de Matemática e Ciências.
Do 1.º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, os alunos têm aulas de inglês e contam com um processo de aprendizagem que possibilita um melhor desenvolvimento das habilidades comunicativas (ler, ouvir, falar e escrever). Durante as aulas, eles têm a oportunidade de aplicar o aprendizado da língua em situações como dramatizações, músicas, trechos de filmes, histórias e atividades relacionadas ao cotidiano.
Por estar localizado na região central de Curitiba, que abriga muitas famílias de origem asiática, o Bom Jesus Centro acolhe alunos que não dominam o português ou que possuem vocabulário restrito. Em encontros semanais no contraturno, são desenvolvidas atividades de acordo com a necessidade de cada grupo, proporcionando a ampliação do vocabulário por meio de atividades lúdicas.
Durante o ano, a Escola promove sábados culturais, palestras a pais e educadores, homenagem às mães, mostra de empreendedorismo, jogos internos, festa junina, homenagem aos pais, recreio das virtudes, homenagem ao estudante, Projeto Virtudes, Tempo Franciscano, ações na comunidade, entre outros eventos e momentos cuja finalidade é promover a integração entre os alunos e entre a escola e a família.
As aulas de Recuperação Paralela ocorrem nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, do Ensino Fundamental I ao Ensino Fundamental II, no contraturno escolar, e os alunos são convocados para participar, de acordo com o rendimento escolar.
Trata-se de um projeto para estimular o desenvolvimento cultural dos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental por meio de apresentações, interpretações ou performances literárias, vivenciando a experiência de palco e a interação com a plateia. O principal objetivo do projeto é despertar o interesse por poemas e obras literárias por meio da prática de leitura, interpretação e produção textual.
Com o objetivo de desenvolver a percepção, a lateralidade e a coordenação motora fina, nas aulas de Psicomotricidade são realizadas atividades por meio da exploração de movimentos globais e da manipulação de materiais.
Uma proposta pedagógica que objetiva o desenvolvimento integral dos alunos, aliada à tradição do Bom Jesus Centro em educação de valor, do Ensino Fundamental ao Médio, tornam a formação Bom Jesus referência na conquista de importantes resultados pelos alunos, como os alcançados no vestibular 2017/2018 e na última Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ):

- Mais de 820 aprovações
- 32 primeiros lugares de curso
- 2 primeiros lugares gerais
- 52 aprovações em Medicina
- Diversas aprovações via Sisu
- Alunos aceitos em universidades no exterior
- Na OPRQ, 6 alunos classificados para a etapa nacional
O Bom Jesus Centro oferece, ainda, em sua grade curricular o ensino de inglês, espanhol e alemão e conta com o Lace, o Centro de Línguas do Bom Jesus, que dispõe de cursos de inglês com metodologia própria e inovadora aos alunos que querem se aprofundar no idioma.
Nesse segmento, a proposta pedagógica concebe o aluno como um aprendiz ativo, capaz de investigar e de compreender temáticas complexas e de envolver-se com o que aprendeu em novos cenários. Estimula o hábito de estudo, desenvolve a argumentação e a defesa de ideias e conta, ainda, com diversos projetos e recursos que ampliam as descobertas, como Ferinha, Mostra do Conhecimento, Avaliação Diagnóstica, amplas quadras poliesportivas, anfiteatro, biblioteca e laboratório de informática e de Física, Química e Biologia etc.
Para um ambiente ainda mais aconchegante e confortável, em 2019 as crianças do 1.º ao 4.º ano do Ensino Fundamental I contarão com um espaço exclusivo, projetado especialmente para as necessidades dos pequenos, com novos parquinhos, áreas ao ar livre, jardins verticais, sala de psicomotricidade, espaços lúdicos e de convivência, salas de aula e banheiros adaptados à faixa etária.
Nesse segmento, a abordagem investigativa, a resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos contribuem para mobilizar as crianças para novos conhecimentos, para a aprendizagem com compreensão e para a integração dos diferentes componentes curriculares. Assim, elas aprendem a trabalhar de modo cooperativo, a socializar suas descobertas e a analisar as realizadas pelos colegas.
Nessa fase, a proposta pedagógica é aplicada de forma interdisciplinar, privilegiando o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e do aprofundamento dos conhecimentos, oferecendo aos alunos os elementos necessários para enfrentar os concursos vestibulares e o Enem, além de possibilitar que eles participem das relações sociais, exerçam sua cidadania com postura ética e prossigam seus estudos. E, para ampliar as possibilidades de desenvolvimento, o Bom Jesus Centro conta com importantes diferenciais no Ensino Médio:

- Fera Mais e Fera Medicina: projetos que oportunizam aos alunos do Terceirão preparação específica nas áreas de interesse ou para o vestibular de Medicina, por meio de aulas de aprofundamento no contraturno.
- Programa High School: oferecido a partir do 9.º ano em parceria com a Universidade do Missouri, proporciona a conquista do diploma do Ensino Médio brasileiro e da High School americana, sem precisar sair do Brasil.
Com o objetivo de aprimorar habilidades e despertar nos alunos o interesse pelo esporte e pelas atividades culturais, o Bom Jesus dispõe de diferentes modalidades extracurriculares. Consulte as opções no menu ao lado.
Mais do que apenas uma feira de livros, o Festival de Leitura promovido pelo Bom Jesus Centro oferece aos alunos o contato direto com a literatura, por meio de palestras e entrevistas, contação de histórias, oficinas interativas (desenho, escultura, origami, história em quadrinhos...) com autores, criadores e outros profissionais do mundo das publicações.
Além das aulas específicas, em que são ministrados os conteúdos das áreas de conhecimento, os alunos têm aulas práticas nos laboratórios de Ciências, Biologia, Química e Física. Essas aulas integram o programa de Abordagem Contextualizada para a Aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e garantindo a aprendizagem de conteúdos, em princípio, distantes da realidade.
Por entender a importância da formação cristã na vida do ser humano, o Bom Jesus Centro oferece aos seus educandos a opção de frequentar encontros semanais de preparação para os sacramentos da Primeira Eucaristia e Crisma.

Atividades Extracurriculares

Uniformes

O uso do uniforme escolar no Colégio Bom Jesus é obrigatório desde o primeiro dia letivo. Por isso, é necessário que todas as peças sigam o padrão e estejam devidamente identificadas. Os alunos novos terão o prazo máximo de duas semanas após o início das aulas para a aquisição do uniforme.

Para o exercício de algumas atividades extracurriculares, os alunos deverão utilizar uniformes e acessórios específicos, também disponíveis para aquisição em nossas lojas. Lembramos, contudo, que os uniformes das atividades extracurriculares não serão permitidos nas aulas normais do Colégio.


Saúde Escolar

O Grupo Bom Jesus, ciente de seu papel na formação integral de seus alunos e frente aos desafios atuais, vem desenvolvendo, por meio do seu Departamento de Saúde Escolar (DSE), um trabalho multidisciplinar de acompanhamento de alunos que necessitam de orientação específica. O trabalho integrado da equipe multidisciplinar do DSE com a equipe pedagógica tem o objetivo de prover não só a educação intelectual como também contribuir para a formação do jovem e, consequentemente, para o papel que ele representará na sociedade.