Área Internacional, Proposta Pedagógica

05.08.2015

Professor é o “tecelão” de redes neurológicas

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Professor é o “tecelão” de redes neurológicas

Ensinar uma segunda língua é como tecer emaranhados de fios para a construção de uma rede, segundo o doutor em Educação com ênfase em Neurociência Airton Pozo. O especialista ministrou uma palestra para gestores, assessores e professores das Unidades Aldeia e Internacional, as quais contemplam o projeto de Educação Bilíngue há vários anos, e da Unidade Blumenau, que o implantará nas séries iniciais em 2016. O evento ocorreu no final de julho, em Curitiba (PR).

“As crianças têm um potencial de aprendizado para uma segunda língua maior do que os adultos, pois é na infância que estão sendo construídas as redes neurológicas responsáveis pela captação desse conhecimento. Então, os professores são verdadeiros “tecelões” dessas redes, tendo uma importância muito grande no processo de aprendizado”, explica Pozo.

De acordo com o especialista, é necessário aproximar as práticas educativas às teorias do desenvolvimento humano. “O professor precisa desenvolver estratégias de aprendizado que estimulem a criança a prestar atenção ao conteúdo, levando em consideração o aspecto neurológico de uma pessoa nos primeiros anos de vida e de formação intelectual”, lembra.

Planejamento


Além da palestra do professor Airton Pozo, que complementou a programação do 2.º Encontro de Escolas Bilíngues do Bom Jesus, a equipe pedagógica participou de outras atividades. O grupo de profissionais se reuniu no Bom Jesus Internacional para o planejamento de ações interdisciplinares, referentes às datas específicas da Educação Bilíngue que acontecerão neste segundo semestre letivo, e teve a oportunidade de compartilhar as experiências resultantes das ações desenvolvidas nas diferentes Unidades. O encontro terminou com uma confraternização especial entre os profissionais.

Confira abaixo algumas fotos do encontro.



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