Iniciação Científica, Feras

29.03.2016

Equipe do Bom Jesus conquista prêmios na Febrace 2016

link copiado
Equipe do Bom Jesus conquista prêmios na Febrace 2016

Três alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus se destacaram na 14.ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), no mês de março. O evento é considerado a maior mostra de projetos pré-universitários em Ciências e Engenharia do Brasil e, neste ano, contou com a participação de mais de 750 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país.

Augusto Pietroski Tenório dos Santos, da Unidade São José dos Pinhais, Anna Paula Bueno Haurani, da Unidade Centro, e Eduardo Emílio Costa Trunci, da Unidade Lourdes, participaram do projeto de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, iniciativa que surgiu há seis anos e que promoveu, em 2015, o primeiro grande evento do programa: a Feira de Iniciação Científica do Bom Jesus (Ficem).

Os projetos científicos apresentados pelos alunos da Febrace foram orientados pelos professores Sérgio Ribeiro Frois, de Química, e Cornélio Schwambach, que ministra aulas de Biologia e coordena a disciplina de Formação Humana do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus.

Confira, a seguir, quais foram os prêmios recebidos e os nomes dos projetos apresentados pelos Feras do Bom Jesus na Febrace 2016.

Projetos


Aluno: Augusto Pietroski Tenorio dos Santos | Bom Jesus São José dos Pinhais
Projeto: Aplicabilidade do arduíno para o Ensino Médio e para a iniciação científica
Orientador: professor Sérgio Ribeiro Frois (Química)

Aluna: Anna Paula Bueno Haurani | Bom Jesus Centro
Projeto: Uso do eugenol extraído do cravo-da-índia e da canela no controle de fungos
Orientador: professor Cornélio Schwambach (Biologia)

Aluno: Eduardo Emílio Costa Trunci | Bom Jesus Lourdes
Projeto: Uso de aerogeradores de Savonius na captura de energia de movimento
Orientador: professor Sérgio Ribeiro Frois (Química) | Coorientador: professor Cornélio Schwambach (Biologia)

Prêmios


Aluno: Eduardo Emilio Costa Trunci
  • Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec): certificado e credencial para a Mostra Científica Latino-Americana (MCL), que acontecerá em novembro de 2016, em Trujillo, no Peru.
  • Prêmio Space Camp: bolsa integral para a participação no evento internacional, que será realizado no mês de janeiro de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
  • Prêmio II Verano Nacional de Investigación para Estudiantes Sobresalientes (Vences): credencial para a participação no evento internacional, que acontecerá em julho de 2016, na cidade de Guadalajara, no México.

Professores:
  • Prêmio Incentivo ao Professor Fetec-MS: passagens aéreas e hospedagens para participar da VI Fetec MS – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências, que acontecerá de 8 a 12 de novembro de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Concedido ao professor Cornélio Schwanbach.
  • Prêmio Abritec – Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência: certificado de destaque na categoria do projeto apresentado. Concedido aos professores Cornélio Schwanbach e Sérgio Ribeiro Frois.

Foto: Os alunos Augusto Pietroski Tenório dos Santos, Eduardo Emílio Costa Trunci e Anna Paula Bueno Haurani, acompanhados do professor Cornélio Schwambach, na Febrace 2016.


GALERIA DE FOTOS