ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Iniciação Científica, Feras

29.03.2016

Equipe do Bom Jesus conquista prêmios na Febrace 2016

Compartilhe esta notícia:   
Equipe do Bom Jesus conquista prêmios na Febrace 2016

Três alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus se destacaram na 14.ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), no mês de março. O evento é considerado a maior mostra de projetos pré-universitários em Ciências e Engenharia do Brasil e, neste ano, contou com a participação de mais de 750 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país.

Augusto Pietroski Tenório dos Santos, da Unidade São José dos Pinhais, Anna Paula Bueno Haurani, da Unidade Centro, e Eduardo Emílio Costa Trunci, da Unidade Lourdes, participaram do projeto de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, iniciativa que surgiu há seis anos e que promoveu, em 2015, o primeiro grande evento do programa: a Feira de Iniciação Científica do Bom Jesus (Ficem).

Os projetos científicos apresentados pelos alunos da Febrace foram orientados pelos professores Sérgio Ribeiro Frois, de Química, e Cornélio Schwambach, que ministra aulas de Biologia e coordena a disciplina de Formação Humana do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Bom Jesus.

Confira, a seguir, quais foram os prêmios recebidos e os nomes dos projetos apresentados pelos Feras do Bom Jesus na Febrace 2016.

Projetos


Aluno: Augusto Pietroski Tenorio dos Santos | Bom Jesus São José dos Pinhais
Projeto: Aplicabilidade do arduíno para o Ensino Médio e para a iniciação científica
Orientador: professor Sérgio Ribeiro Frois (Química)

Aluna: Anna Paula Bueno Haurani | Bom Jesus Centro
Projeto: Uso do eugenol extraído do cravo-da-índia e da canela no controle de fungos
Orientador: professor Cornélio Schwambach (Biologia)

Aluno: Eduardo Emílio Costa Trunci | Bom Jesus Lourdes
Projeto: Uso de aerogeradores de Savonius na captura de energia de movimento
Orientador: professor Sérgio Ribeiro Frois (Química) | Coorientador: professor Cornélio Schwambach (Biologia)

Prêmios


Aluno: Eduardo Emilio Costa Trunci
  • Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (Abritec): certificado e credencial para a Mostra Científica Latino-Americana (MCL), que acontecerá em novembro de 2016, em Trujillo, no Peru.
  • Prêmio Space Camp: bolsa integral para a participação no evento internacional, que será realizado no mês de janeiro de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
  • Prêmio II Verano Nacional de Investigación para Estudiantes Sobresalientes (Vences): credencial para a participação no evento internacional, que acontecerá em julho de 2016, na cidade de Guadalajara, no México.

Professores:
  • Prêmio Incentivo ao Professor Fetec-MS: passagens aéreas e hospedagens para participar da VI Fetec MS – Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências, que acontecerá de 8 a 12 de novembro de 2016, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Concedido ao professor Cornélio Schwanbach.
  • Prêmio Abritec – Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência: certificado de destaque na categoria do projeto apresentado. Concedido aos professores Cornélio Schwanbach e Sérgio Ribeiro Frois.

Foto: Os alunos Augusto Pietroski Tenório dos Santos, Eduardo Emílio Costa Trunci e Anna Paula Bueno Haurani, acompanhados do professor Cornélio Schwambach, na Febrace 2016.


GALERIA DE FOTOS