Eventos, Iniciação Científica

14.10.2015

Celeiro de jovens cientistas

link copiado
Celeiro de jovens cientistas

O gosto pela ciência nasce na escola. Pelo menos tem sido assim no Colégio Bom Jesus, que há cinco anos investe em projetos de iniciação científica. Na última semana, a Instituição reuniu mais de 50 alunos das Unidades do Bom Jesus de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e de Santa Catarina para a primeira edição da Feira de Iniciação Científica do Bom Jesus (FICEM), na Unidade Centro, em Curitiba (PR).

Ao todo, foram exibidos 30 trabalhos durante os dias 8 e 9 de outubro. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras sobre como estudar no exterior e a respeito das experiências de alunos que conquistaram premiações internacionais com trabalhos acadêmicos, além de uma mostra de projetos do Programa de Empreendedorismo Sustentável com alunos da 2.ª série do Ensino Médio.

Para o coordenador do evento, o professor Adalberto Scortegagna, a FICEM foi um sucesso. “Centenas de pessoas, entre alunos, pais e interessados, visitaram a Feira. A qualidade dos trabalhos surpreendeu os avaliadores. Nos próximos anos, pretendemos ampliar o número de trabalhos a serem apresentados e a relevância do evento para outros estados”, projeta.

A FICEM premiou, ainda, os três trabalhos que mais se enquadraram nos requisitos da Feira e que alcançaram a melhor pontuação da banca avaliadora formada pelas professoras Areta Galat, Ana Maria Coelho Pereira Mendes, Cleonice Bastos Pompermayer e Lisiane Sari.

Confira, a seguir, os nomes dos vencedores e algumas imagens do evento na galeria de fotos.

1.º lugar: Bernardo Bacila Winkeler - Bom Jesus Centro | Curitiba – PR
Pesquisa: Análise da relação entre a falta de iluminação (ausência da face norte) e a carência de vitamina D com os problemas respiratórios em Curitiba
Orientação: Professor Cornélio Schwanbach

2.º lugar: Vitor Amadeu Corrêa - Bom Jesus Canarinhos | Petrópolis – RJ
Pesquisa: Obtenção de elemento filtrante de metais pesados à base de quitosana
Orientação: Professor Frederico Figueiredo Simas de Oliveira

3.º lugar: Hugo Maurício Santos. - Bom Jesus Canarinhos | Petrópolis – RJ
Pesquisa: Obtenção de agente hemostático natural à base de urucum
Orientação: Professor Frederico Figueiredo Simas de Oliveira


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens