Blog

14.04.2023

Como ajudar seu filho durante a adaptação escolar?

link copiado
Como ajudar seu filho durante a adaptação escolar?

A adaptação escolar infantil é um processo que envolve toda a família. A mudança do lar, que a criança reconhece como um ambiente seguro, para um novo espaço, pode ser um momento de insegurança e estresse para ela. 

Ao mesmo tempo, é um período de muita euforia, descobertas e de muito desenvolvimento para os pequenos. Pensando nisso, queremos ajudar você a passar por essa fase da melhor forma possível.

Antes de tudo, queremos tranquilizar você e lembrar que essa insegurança e receio da separação é muito comum. Tanto os responsáveis quanto as crianças sentem essa mudança de rotina. 

Agora, vamos explicar o que é a adaptação escolar, quando ela acontece e algumas atitudes para ajudar nesse processo. Continue a leitura!

O que é adaptação escolar?

A adaptação escolar, basicamente, é o tempo que a criança leva para se familiarizar com o novo ambiente, a nova rotina e os relacionamentos que surgem nessa fase. Isso costuma acontecer no começo do ano letivo, principalmente nos primeiros anos de escolarização, ou em mudanças de colégio.

É importante dizer que essa adaptação acontece gradativamente e que, com o tempo, o processo vai ficando cada vez mais fácil. Existem diferentes formas de os pais ajudarem nessa fase, e isso varia de um colégio para o outro.

Um fator bem relevante, quando nos referimos à Educação Infantil, é o impacto da pandemia nesse segmento de ensino. Se uma criança de três anos está iniciando o processo de escolarização em 2023, isso quer dizer que ela passou esse tempo de vida no contexto de distanciamento social e baixa socialização.

Sendo assim, durante esse novo nível de socialização, o acolhimento da instituição e a segurança dos pais são essenciais. Ainda assim, é importante ter paciência e dar, gradativamente, autonomia à criança para que ela encare esse período à sua maneira, pois isso ajuda a desenvolver a autoconfiança e a independência.

Quais são as principais dificuldades?

A criança precisa sentir-se segura e, para isso, os pais devem demonstrar tranquilidade quanto ao fato de ela ficar sozinha na escola para transmitir essa confiança. Fortalecer esse sentimento das crianças pode ser uma dificuldade sempre que os pais sofrem com a separação diária, mesmo que esta ocorra por um curto período.

Dica: evite chorar ao despedir-se da criança e falas como “não vá chorar”, “a mamãe logo volta”.

Cada criança é única e desenvolve a própria visão sobre as situações. Isso significa que as reações e demandas dos pequenos nessa fase podem variar. Alguns pais percebem alterações na rotina de sono, na demonstração de carência dos filhos em casa, no choro na hora da despedida, entre outras mudanças no comportamento. 

Confira a seguir algumas situações recorrentes nesse período.

Ansiedade

Essa costuma ser uma dificuldade dos pais e das crianças que já passaram dos primeiros anos da escolarização. No caso dos responsáveis, é comum haver insegurança e culpa, decorrentes da preocupação com a segurança e o bem-estar da criança.

Já no caso dos pequenos, essa ansiedade aparece no medo do desconhecido e também na euforia de rever professores, amigos e voltar à rotina. Isso acontece em diferentes momentos da escolarização. 

Para ajudar a encarar essa ansiedade, é importante focar em fazer com que as crianças se sintam confiantes nessa jornada. O diálogo e o acolhimento são as melhores formas de fazer isso.

Não entender a dinâmica do colégio

É importante que a família conheça os procedimentos da escola, como a linha pedagógica, grade escolar, temáticas abordadas, dinâmica da aula e dos professores etc., antes do início das aulas. Isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança com a instituição.

Além disso, os pais podem expor suas inseguranças, suas demandas e as da criança ao colégio. Com essa transparência, é possível ter uma visão mais clara do papel da escola nesse processo de adaptação, além de criar uma relação de confiança e parceria entre instituição e responsáveis. 

Mudança de escola

Quando há mudança de escola, é normal que a criança volte a sentir certa insegurança, pois será necessária uma nova adaptação e o estabelecimento de novos vínculos. Apesar do desafio, lembre-se de que situações que envolvem mudança, como essa, acontecem durante toda a vida, são comuns e contribuem para o desenvolvimento da flexibilidade e de um mindset de crescimento.

Sendo assim, não deixe que o medo de mudança atrapalhe o desenvolvimento da sua criança. Demonstrar empatia e compartilhar histórias de momentos semelhantes pelos quais você passou é uma forma de acolher os pequenos.

Deduzir que a criança não gosta do colégio

Esse é um receio muito comum entre os pais. Porém, é importante ter em mente que esse é um processo que leva tempo e que são necessárias algumas semanas, e até mesmo alguns meses, para que a adaptação esteja completa.

Conversar com o seu filho e com a escola é uma forma de acompanhar a  adaptação das crianças e conhecer os vínculos estabelecidos. Você, em parceria com a escola, pode elaborar estratégias para fortalecer o vínculo.

Práticas que ajudam na adaptação escolar

Você se identificou com essas dificuldades abordadas? Queremos ajudar a lidar com elas da melhor forma possível. Por isso, separamos algumas dicas de práticas muito saudáveis para auxiliar nesse processo.

Envolva a criança nos preparativos

Essa é uma fase em que é importante manter a criança motivada e com expectativas positivas. Para isso, nossa dica é envolver os pequenos no processo. Seja para comprar e organizar os materiais, levar para conhecer o colégio, comprar o uniforme e, até mesmo, preparar o lanche do dia, incluir as crianças ajuda a desenvolver a autonomia e a mobilizá-las para a frequência na escola.

Desenvolva uma nova rotina em parceria com a criança

Ter uma rotina é algo muito benéfico para a criança, pois cria a sensação de estabilidade e segurança. Além disso, é uma forma de desenvolver bons hábitos e ensinar comprometimento e organização.

Não precisa ser uma rotina extremamente elaborada. Basta incluir atividades simples que ela vai realizar ou que vocês farão juntos. Pode ser o horário das refeições, a hora de brincar, o momento de acordar e descansar, entre outras atividades pertinentes à idade da criança.

Cultive o diálogo

Fortalecer a comunicação com os pequenos é uma ótima prática. Incentive a criança a se abrir e contar como foi o dia, quais atividades foram realizadas, de qual mais gostou, por exemplo. Aproveite para reforçar que está tudo bem e que está feliz por ela.

Cultive um diálogo aberto para que seu filho expresse suas preocupações, seus medos e tudo que ele deseja compartilhar. Use esse tempo para tranquilizá-lo e para reafirmar os pontos positivos de estudar.

Apesar de desafiador, é sim possível tornar a adaptação escolar mais leve e confortável para as crianças. Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse conteúdo para ajudar outros.

 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS