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19.05.2023Desafios da socialização infantil na educação
Algumas das principais preocupações dos pais nos anos de pandemia foram a questão da alfabetização das crianças, a socialização na Educação Infantil e os impactos disso a longo prazo. Com isso, surgem algumas dúvidas, como: quais desafios fazem parte desse processo? Como a escola pode ajudar? E os pais?
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é um processo que acontece ao longo de toda a vida, mas que começa a ser construído na infância. Isso quer dizer que é muito importante promover a socialização da criança nos primeiros anos de vida.
O motivo disso é que esse processo de interação com outros ambientes e outras pessoas faz parte do desenvolvimento infantil. Essa socialização no ambiente escolar é responsável por estimular questões muito importantes no crescimento da criança.
Por isso, o período de isolamento levantou diversas preocupações referentes ao impacto da pandemia no desenvolvimento infantil. Dessa forma, queremos trazer um olhar especial tanto para as chamadas “crianças da pandemia”, nascidas durante o isolamento, quanto para as crianças em fase de socialização e alfabetização.
A importância da socialização infantil na educação
Antes de entender os desafios da socialização na Educação Infantil, precisamos entender a importância dessa interação logo nos primeiros anos de vida. Além disso, é necessário compreender o papel da escola nesse contexto.
A socialização está diretamente ligada às habilidades de relacionamento com outras pessoas, além da própria família. Nesse sentido, a escola é um ambiente em que as crianças são introduzidas a um novo grupo social e ao convívio com crianças de diferentes faixas etárias.
Nesse contexto, os colegas passam a representar um papel importante na vida uns dos outros. Por meio de interações com crianças da mesma faixa etária, as crianças começam a aprender a “brincar junto”, a partilhar brinquedos, a esperar a vez etc. É aí que a criança aprende a desenvolver relações e senso de comunidade, descobrir afinidades, estabelecer parcerias e, também, a lidar com as diferenças.
As atividades realizadas no ambiente escolar são pensadas para ampliar o repertório social e cultural das crianças, estimular a comunicação e a interação, desenvolver o vocabulário e a autonomia, além de promover novas descobertas. Tudo isso vai influenciar em questões relacionais, na gestão de emoções e na construção de uma mentalidade aberta ao aprendizado.
Quais são os desafios da socialização infantil pós-pandemia?
Para começar, é importante lembrar que não é possível prever todos os impactos da pandemia na socialização e no desenvolvimento infantil. Por isso, vamos abordar alguns deles, que já foram identificados, e falar de algumas abordagens para trabalhar essas questões.
A chamada “Geração covid” se refere às crianças que nasceram ou cresceram durante o período de isolamento social. Esse grupo tem sido bastante estudado para entender as possíveis repercussões no desenvolvimento das crianças.
Um estudo conduzido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou sinais de irritabilidade, inflexibilidade na rotina e suspeita de atraso no desenvolvimento motor e psicossocial entre crianças nascidas na pandemia. Além disso, pesquisas da USP têm apontado que crianças e adolescentes apresentaram sintomas de depressão ou ansiedade durante a pandemia.
Em alguns casos, esse período representou um tempo de luto, que também impacta na saúde emocional das crianças. Nesse contexto, o efeito do cenário global nos pequenos está diretamente relacionado à socialização. Isto é, todos esses fatores tendem a gerar mais resistência na interação das crianças com pessoas fora do núcleo familiar.
Qual o papel da escola nesse contexto?
A escola exerce um papel essencial no processo de socialização infantil. Vale lembrar que essa dificuldade da socialização pode aparecer em qualquer idade, mesmo que a criança já tenha sido introduzida ao ambiente escolar.
Se seu filho tem apresentado resistência na socialização, principalmente com colegas da mesma idade, é possível que ele apresente dificuldade de adaptação. Nessas situações, algumas práticas podem ser aplicadas pelos responsáveis para auxiliar nesse processo, como oferecer às crianças novas experiências de interação em parques e praças, por exemplo. Confira as dicas que preparamos para você sobre a adaptação escolar.
Em contrapartida, diversas atividades realizadas no ambiente escolar são pensadas para trabalhar com as crianças a capacidade de estabelecer relações interpessoais. Confira a seguir quais são essas estratégias.
Metodologias ativas
As metodologias ativas, ao focar no protagonismo do aluno, incentivam a interação e a colaboração. Ao descentralizar o papel do professor, as crianças passam a ter um papel ativo no processo de construção do conhecimento.
Dessa forma, as aulas se tornam mais dinâmicas e a participação dos alunos torna a interação entre os colegas mais presente. Essa autonomia também desenvolve confiança para estabelecer relacionamentos.
Os Colégios Bom Jesus aplicam as metodologias ativas para estimular uma mentalidade de crescimento, a capacidade de lidar com desafios e o aprendizado colaborativo.
Atividades em grupo
As atividades em grupo são uma forma de desenvolver as habilidades socioemocionais. Isso porque o trabalho colaborativo tem uma série de benefícios que estimulam o progresso das capacidades de interação, de partilha e respeito das opiniões dos colegas, por exemplo.
Nessas situações há uma disposição conjunta para cumprir um objetivo. Além disso, essa interação com outras pessoas na mesma posição hierárquica que elas, com o mesmo espaço de fala, ajuda a criar um senso de comunidade e de respeito às diferenças.
A interação ocorre nos momentos de aula, quando trabalham em grupo, realizam uma construção de modo colaborativo (rede de conhecimentos, mapa mental, texto coletivo etc.), partilham ideias, hipóteses e estratégias.
Momentos de brincadeiras
O brincar, nos primeiros anos escolares, está muito relacionado ao aprender. O desenvolvimento de novas habilidades motoras e sociais é trabalhado nos momentos de brincadeira.
Entre essas habilidades, a socialização com outras crianças é uma das principais. Esse convívio no momento de diversão estimula a interação entre os colegas.
O Colégio Bom Jesus incentiva a socialização na Educação Infantil e trabalha para proporcionar um desenvolvimento completo, em todas as áreas da vida. Quer saber mais sobre o Colégio Bom Jesus? Agende uma visita e venha nos conhecer!
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