Blog, High School
04.09.2023Como o High School ajuda aprimorar as soft skills
Você já deve ter visto filmes e séries que abordam a fase do High School, que nada mais é que o Ensino Médio americano. Apesar de corresponder aos mesmos anos do Ensino Médio brasileiro, ambos têm metodologias e enfoques bem diferentes. A combinação dos dois modelos tem muito a agregar ao desenvolvimento dos estudantes.
O Colégio Bom Jesus conta com o programa High School em algumas unidades, conveniado à Texas Tech University, com diploma reconhecido pela Texas Education Agency e aceito oficialmente nas universidades americanas. O programa tem início no 9.º ano do Ensino Fundamental e vai até a 2.ª série do Ensino Médio, quando acontece a High School graduation.
Além disso, proporciona muitas vantagens, como fluência na língua inglesa, conhecimento da história dos Estados Unidos, maior mobilidade acadêmica e profissional e mais oportunidades de ingressar em universidades americanas.
Além disso, o High School auxilia no desenvolvimento e aprimoramento de soft skills que fazem diferença no processo de admissão dessas instituições estrangeiras e, sobretudo, na vida profissional dos jovens participantes. Confira, a seguir, como o programa High School do Colégio Bom Jesus colabora com o desenvolvimento dos estudantes.
Imersão cultural
Um dos destaques do programa High School Bom Jesus é a possibilidade de o aluno conhecer uma cultura totalmente nova, com costumes diversos, sem sair do país. Com isso, o estudante aprende a enxergar outras perspectivas, outras maneiras de vivenciar e compreender diferentes culturas.
Tudo isso vai auxiliar na sua vida acadêmica, profissional e pessoal. Alunos que fazem o High School entram na faculdade ou iniciam a carreira não somente com proficiência em inglês, mas também com essas skills tão importantes para o mundo hoje em dia.
Ao lado de todas essas habilidades, vêm também a melhora da comunicação e a fluência no idioma. Com professores americanos e os debates em sala de aula, é trabalhada a oratória e a escrita dos alunos, na língua inglesa.
Além disso, as temáticas das aulas ajudam a compreender a cultura americana de forma mais profunda enquanto se aprimoram competências interpessoais e socioemocionais.
Desenvolvimento de autonomia e gerenciamento de tempo
Dentre as competências socioemocionais, a autonomia e o gerenciamento de tempo são algumas das principais habilidades trabalhadas durante o programa. A aluna Sophia Pereira Rodriguez, que se formou no High School Bom Jesus em 2022, explica que o aluno que integra o programa precisa lidar não somente com os prazos do ensino brasileiro, mas também do currículo americano, o que faz com que ele desenvolva essas skills.
Para Sophia, isso gera um senso de independência e responsabilidade e, consequentemente, o aluno aprende a tomar decisões, enfrentando as consequências dessas escolhas.
Aprendendo a lidar com as diferenças e dificuldades
O programa High School também contribui para o desenvolvimento de habilidades como resiliência e flexibilidade. Sophia conta que é uma experiência que proporciona o convívio com ideias e culturas diferentes. Com isso, os alunos também desenvolvem ainda mais a capacidade da empatia.
Na mesma linha, o estudante, ao conviver com a cultura americana, lida com pessoas que têm costumes e hábitos diferentes dos brasileiros. Em meio a essas diferenças eles aprimoram a capacidade de resolver conflitos.
O Colégio Bom Jesus é comprometido com o desenvolvimento integral dos alunos e promove diversas oportunidades para que eles adquiram habilidades essenciais ao próprio futuro. Quer saber mais sobre o High School do Bom Jesus? Confira aqui!
BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS
Adaptação escolar: como lidar com a mudança de segmento
Saiba como lidar com esses períodos de adaptação de forma descomplicada
Como a iniciação científica pode abrir portas para o futuro
Entenda como as realizações científicas durante a educação básica abre novos caminhos