Blog

06.01.2026

Dicas essenciais para escolher a escola de seus filhos

link copiado
Dicas essenciais para escolher a escola de seus filhos

Decidir a escola na qual os filhos vão estudar é extremamente importante para as famílias, pois envolve mais do que realizar uma matrícula: trata-se de avaliar fatores que vão desde a proposta pedagógica até a infraestrutura oferecida. Aspectos como currículo, valores, localização e segurança também desempenham um papel fundamental nesse processo.

Além disso, existem outras fases de transição que também exigem atenção dos pais, não somente a escolha de uma escola para os filhos. A mudança de endereço, por exemplo, ou a passagem para um novo nível de ensino, são momentos em que diversas dúvidas surgirão e aspectos relevantes precisam ser considerados. 

Neste conteúdo, elencamos dicas para auxiliar na busca de escolas para seus filhos. Continue a leitura para saber mais!

Diálogo sobre a nova escola 

Antes de definir a nova instituição de ensino, existe uma recomendação que faz toda a diferença: o diálogo. Manter uma comunicação aberta e constante entre pais e filhos ajuda a alinhar expectativas sobre o que se espera da escola escolhida.

Esse cuidado é ainda mais relevante quando falamos de adolescentes, já que muitos deles criaram vínculos de amizade na escola anterior. Nesses casos, é fundamental transmitir segurança, reforçando que os laços construídos podem continuar e que novas amizades certamente surgirão ao longo do tempo. 

Nesse sentido, a coordenadora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Bom Jesus, Isabel Marconcin, reforça que, além do diálogo, também é importante pensar na abordagem metodológica da escola. 

“Pensar com cuidado na abordagem metodológica da escola é importante, pois há algumas que exploram o protagonismo dos estudantes e buscam desenvolver competências e habilidades, não apenas repassar o conteúdo escolar, e que são pautadas em metodologias ativas. Outras têm uma linha mais tradicional”, comenta Isabel. Isso é fundamental porque existem escolas de período regular e as de período integral, as que têm programas de formação de bilíngues e outras com currículo internacional. O Colégio Bom Jesus, por exemplo, optou pelas metodologias ativas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e oferece o programa regular, o de formação de bilíngues e o programa de Cambridge.

A metodologia escolhida pela escola 

Como já citamos, o ensino no Colégio Bom Jesus acontece por meio de metodologias ativas, que incentivam os alunos a aprender com autonomia por meio de problemas e situações reais. 

Essas atividades estimulam o pensamento crítico e a tomada de decisões. Para que isso aconteça, o professor torna-se mediador dos processos de ensino e aprendizagem, o que permite o protagonismo dos alunos na jornada escolar. 

Isabel Marconcin explica que essas metodologias contribuem para o desenvolvimento das competências necessárias para o século XXI, como autonomia, comunicação, colaboração, criatividade, pensamento crítico e perseverança. As metodologias ativas também auxiliam no desenvolvimento de uma mentalidade (mindset) de crescimento, voltada à aprendizagem, e não apenas ao desempenho. 

O uso de novas tecnologias 

Algumas escolas, como o Colégio Bom Jesus, incorporam a tecnologia em suas metodologias de ensino. Ao visitar uma instituição, pergunte sobre esse aspecto, pois ele pode enriquecer o processo de aprendizagem. O Colégio Bom Jesus conta com um setor de Educação Digital que desenvolve projetos em parceria com o Setor Pedagógico, que disponibiliza aos alunos jogos digitais, vídeos e podcasts, todos alinhados ao currículo e à linha metodológica da escola.   

Além disso, o Colégio Bom Jesus conta também do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), que oferece suporte e produz conteúdos que permitem ao setor de Educação Digital atuar de forma precisa e em sintonia com a área pedagógica. A equipe do CEP é composta por mais de 190 profissionais entre pesquisadores, técnicos e administrativos, que asseguram que as diretrizes oficiais estejam sempre alinhadas às descobertas mais atuais sobre desenvolvimento humano e processos de aprendizagem.

Neste texto, aprofundamos em nosso pilar sobre educação de excelência e, nele, apresentamos a estrutura no CEP. Faça a leitura para saber mais! 

Ensino de valores 

Se você deseja que seu filho vivencie valores diariamente no ambiente escolar, pesquise as escolas que oferecem essa opção, isto é, as instituições de ensino que priorizam essa bagagem organizam vivências e projetos para  os alunos desenvolverem habilidades essenciais. “É importante observar se a escola se preocupa com a formação integral dos estudantes, propiciando formação humana, pautada em virtudes e em valores”, explica Isabel. 

Seguindo a essência franciscana do Colégio Bom Jesus, os alunos são estimulados a cultivar a empatia, a solidariedade e o respeito pelo próximo. Estes são os projetos que colocam em prática os exemplos de São Francisco de Assis: 

  • Projeto Virtudes e Atitudes: projeto que estimula, em todos os níveis de ensino, as virtudes franciscanas. A forma como São Francisco viveu e seus ensinamentos são compartilhados entre alunos, familiares, professores e sociedade, o que gera consciência de responsabilidade social.
     
  • Tempo Franciscano: a cada ano, as unidades do Colégio Bom Jesus incentivam seus estudantes a praticar os valores franciscanos durante o ano todo. São promovidas reflexões e iniciativas que favorecem a construção de uma cidadania mais responsável e solidária. Paralelamente, essa ação fortalece os conteúdos abordados ao longo do ano letivo por meio do projeto Virtudes e Atitudes.
     
  • Bom Jesus Social: atuação voluntária que conta com a participação de professores e alunos. Esse projeto atua em comunidades mais vulneráveis, promovendo inclusão, solidariedade e transformação social.

A formação socioemocional como prioridade

Outro fator importante para escolher uma escola para seu filho é buscar uma formação igualmente voltada a questões socioemocionais. Quando uma criança entra em contato com o aprendizado de habilidades socioemocionais, a autonomia e a resiliência são desenvolvidas para enfrentar desafios em cada fase. 

O Colégio Bom Jesus, em conjunto com a missão franciscana da instituição, valoriza cuidado e empatia e prioriza a formação socioemocional. Isso acontece por meio de atividades práticas que ajudam os alunos a lidar com emoções e construir relações saudáveis.

Assim, o Departamento de Saúde Escolar (DSE), formado por cerca de 80 profissionais, como pediatras, profissionais de enfermagem, psicólogos e fonoaudiólogos, desenvolve iniciativas, a saber, o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Programa de Prevenção ao Bullying

A estrutura e a segurança oferecidas 

A segurança e uma estrutura adequada são pontos que precisam ser considerados no momento da escolha de uma escola. Quando conhecer um colégio, verifique as medidas tomadas na escola e na portaria em casos emergenciais. “No Bom Jesus, a engenharia e a arquitetura são compostas por especialistas que projetam ambientes educacionais que contribuem para o planejamento de diferentes espaços funcionais, tendo o cuidado com a iluminação e com a ergonomia, por exemplo”, explica Isabel.

Material didático próprio e histórico de aprovações 

As instituições de ensino que oferecem material didático próprio, geralmente contam com equipes multidisciplinares, como é o caso do Colégio Bom Jesus. 

A equipe que elabora esses materiais é formada por cerca de cem profissionais, incluindo autores, revisores, editores pedagógicos, editores de texto, designers editoriais, ilustradores, preparadores de texto, pesquisadores, coordenadores editoriais, além de professores e especialistas em educação. Esses profissionais atuam na concepção, no desenvolvimento e na atualização dos conteúdos didáticos e paradidáticos da Editora Bom Jesus, criando soluções inovadoras para aprimorar continuamente o processo de ensino e aprendizagem.

Além do material didático próprio, os pais devem também avaliar se a escola apresenta histórico relevante de aprovações. 

No Colégio Bom Jesus, a preparação para as aprovações começa cedo, unindo a educação de excelência, formação socioemocional e valores franciscanos. Com o apoio da Trilha Fera, os alunos revisam conteúdos de forma estratégica, ganhando confiança para enfrentar os vestibulares. Os resultados confirmam: os Feras da terceira série alcançam excelência no ENEM, somam aprovações nos vestibulares mais disputados do país e ainda conquistam vagas em universidades internacionais de destaque.

Para conhecer ainda mais o projeto pedagógico e os diferenciais do Colégio Bom Jesus, agende uma visita em nosso site. Será um prazer receber sua família em uma de nossas quase 40 unidades. 


BLOG e NOTÍCIAS RELACIONADAS


 
Ícone de uma agenda AGENDAR UMA VISITA