A cultura e a arte são fatores privilegiados para a educação, permitindo ao ser humano expressar suas emoções, história e crenças, por meio de uma linguagem que traz a realidade percebida, sentida ou imaginada. O contato com a arte amplia a visão de mundo, favorece a criação de vínculos e propicia uma cultura de tolerância, valorização da diversidade e respeito mútuo, contribuindo na promoção da paz.
O Bom Jesus inclui a arte e cultura em várias atividades, permitindo que seus alunos improvisem, transformem e busquem ir além da superficialidade, entrelaçando conhecimentos e desenvolvendo a criatividade.
No dia 09 de abril, ocorreu a reinauguração oficial do Teatro Bom Jesus.
A solenidade foi conduzida pelo presidente da AFESBJ, Frei Guido Moacir Scheidt; pelo diretor-geral, Jorge Apóstolos Siarcos; e pelo reitor da FAE Centro Universitário, Frei Nelson José Hillesheim, que realizaram o descerramento da placa comemorativa.
O Teatro, inaugurado em 1975, passou por uma revitalização que contemplou a parte arquitetônica (modernização do espaço, preservando as características originais) e melhorias no palco, camarins, foyer, bilheteria e instalações sanitárias.
A nova estrutura, com capacidade para 660 pessoas, incluindo espaços apropriados para cadeirantes e pessoas portadoras de necessidades especiais, está preparada para receber espetáculos culturais, formaturas e eventos corporativos. Em 2011, o Teatro integrou a Mostra do Festival de Teatro de Curitiba, com as peças: Trilhas Sonoras de Amor Perdidas e Tio Vânia – Aos que vierem depois de nós.
Em 2011, foi inaugurado o Centro de Eventos Monte Alverne, localizado no bairro Rondinha, em Campo Largo-PR. A nova estrutura tem capacidade para atender 2.040 pessoas acomodadas em cadeiras e arquibancadas.
No local, foi realizada a Primeira Eucaristia de 113 alunos das unidades Bom Jesus Centro e Aldeia. A cerimônia foi presidida pelo Frei Nelson José Hillesheim e contou com a participação dos freis do Convento São Boaventura.
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus de Itatiba-SP participaram do Projeto Ritmos, com apresentações de danças e encenação teatral para um público de mais de 800 pessoas, entre pais, professores, funcionários e comunidade local. O evento, realizado no Salão Nobre da Universidade São Francisco, teve como foco a promoção da igualdade.
Em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Centro, Curitiba-PR, foram incentivados a produzir poesias inspiradas nas obras do poeta Francisco Neto.
As poesias foram apresentadas para familiares e à comunidade escolar em uma noite especial intitulada IV Noite de Poesias – Natureza: poesia biodiversa, realizada no Teatro Bom Jesus.
Os alunos da 8.ª série do Ensino Fundamental e das 1.ª e 2.ª séries do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Nossa Sra. de Lourdes, Curitiba-PR, assistiram à peça teatral Procurando uma Estrela, na qual os atores repassaram informações importantes sobre leucemia, medula óssea, o procedimento de doação e recepção da medula etc. O objetivo da apresentação foi conscientizar os alunos quanto à importância de as pessoas se cadastrarem para a doação de medula óssea.
Em atividade desde 1942, o IMCP está registrado no Conselho Nacional de Serviço Social como entidade filantrópica, de caráter cultural e assistencial, sem fins lucrativos. Baseado em princípios do ensinamento franciscano, a educação alerta os coralistas e alunos de música sobre a necessidade de doação de talentos, além da cota diária de dedicação, disciplina, valores e respeito às atividades desenvolvidas, proporcionando uma formação digna do caráter humano. Também, por meio de participações em eventos populares destinados à comunidade, o Instituto busca contribuir no enriquecimento cultural da sociedade.
O IMCP mantém os corais: Coral Canarinhos de Petrópolis, formado por 62 meninos com idades entre 9 e 19 anos; o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, composto de 48 meninas com idades entre 9 e 19 anos; e o Coral dos Aprendizes, que atende 34 meninos e meninas com 8 e 9 anos.
O Instituto promove intercâmbios, recebendo coros estrangeiros, com o intuito de proporcionar aos coralistas a cultura e o interesse por outros idiomas, além da troca de experiências neste âmbito.
Em 2011, o IMCP realizou o Encontro de Corais, com a participação dos coros: Coral Americano Mountain View High School Madrigals, Coral dos Canarinhos de Petrópolis, Coral das Meninas dos Canarinhos, Coral da Universidade Católica de Petrópolis, Coral Laus Deo, do Colégio de Aplicação, e Coral Municipal de Petrópolis. O concerto foi realizado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Petrópolis-RJ, e reuniu cerca de 300 vozes, que cantaram para um público de aproximadamente 900 pessoas.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© Bom Jesus 2012