Enquanto humanidade, enfrentamos grandes desafios que definirão o futuro do planeta. Como indivíduos, visualizamos um mundo de violência, discriminação, crises, enfermidades etc. Mas, sem dúvida, a todo instante coisas boas acontecem, e pessoas dispostas a fazer do mundo um lugar mais justo e melhor estão por aí, em toda parte.
A correria do dia a dia e a ânsia por realizações financeiras por vezes nos cegam e nos impedem de viver e compartilhar ações cotidianas, corriqueiras, sendo que justamente elas nos fazem mais confiantes do real sentido da felicidade.
A sustentabilidade social prega a busca pelo respeito às diferenças de cada pessoa, eliminando todo e qualquer tipo de desigualdade. Busca a construção de uma sociedade que não fique indiferente aos seus integrantes, considerando suas particularidades, onde não admitamos que alguém seja desvalorizado pela cor da pele, estrutura financeira, sexo ou qualquer outra forma discriminatória.
Somos responsáveis uns pelos outros, por isso nosso bem-estar pessoal não deve desrespeitar os limites do bem-estar coletivo. Da mesma forma com que devemos nos preocupar com um meio ambiente bem cuidado e empreendimentos sustentáveis, também é necessário atentar para as condições de vida das populações inseridas nesse contexto e fazer o possível para que todos tenham dignas possibilidades para viver e se desenvolver.
Algumas atitudes simples, mas de grande impacto e que podem ajudar nessa transformação social, são: respeitar e propagar o respeito, aceitar e ser aceito, valorizar e ser valorizado, ser exemplo para as gerações que ainda hão de vir e se unir às que neste mundo já estão. Dessa forma, juntos, poderemos ter um mundo sonhado por muitos e vivido por todos.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© Bom Jesus 2012