O amor tem múltiplos significados e várias formas de demonstração. Amar é uma atitude de querer o bem do outro, de acolher e deixar-se acolher por ele. Francisco de Assis amou profundamente Deus e os irmãos e pautou sua vida nesse amor.
Na vida franciscana, a confiança ocupa lugar central, ela deve ser entendida e vivenciada como inspiração e fundamento para a vida fraterna e para o trabalho.
Mais que entendimento das palavras enunciadas, mais do que falar e ouvir, o diálogo é a expressão da harmonia com um ou mais indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.
Porque tem margens o rio chega ao mar. A disciplina supõe projeto de vida, idealismo e força de vontade.
Sentimento de irmandade, de amor ao próximo e de harmonia. No plano espiritual, a fraternidade franciscana pode ser qualificada como uma mensagem de testemunho oferecida ao mundo.
Na espiritualidade franciscana, a gratidão nasce do encontro entre dois corações e duas liberdades: o coração e a liberdade de Deus e o coração e a liberdade do ser humano.
É da humildade que aflora a plenitude humana. Quem cultiva a terra bem sabe que o segredo de uma árvore alta e viçosa são suas raízes, elas sustentam a árvore, no entanto, não aparecem.
A perseverança é o segredo dos que lutam sempre, mesmo que nem sempre saiam vitoriosos. Perseverar é saber que as dificuldades, quando reunidas, parecem invencíveis, mas, se enfrentadas uma a uma, podem ser superadas.
A prudência é a virtude que governa a ação, é a partir dela que decidimos em meio ao risco. Ser prudente é saber discernir, em todas as circunstâncias, o verdadeiro bem e escolher os justos meios para atingi-lo.
Essa virtude há de mostrar-se, sobretudo, no empenho de viver em harmonia com todas as pessoas, sem abrir mão da própria dignidade.
Independentemente de haver ou não alguém necessitado de ajuda, a solidariedade é a essência humana. Ser solidário é tornar-se verdadeiramente humano.
Nas palavras de Francisco de Assis, não há ninguém que não possa aprender ou não tenha algo a ensinar. É por meio da união, ajudando uns aos outros, que se cria uma cultura de paz e harmonia entre as pessoas.
Respeito significa estima, consideração e reverência. É dever e obrigação que se impõem à conduta de todas as pessoas, visando ao aprimoramento do convívio em sociedade.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© Bom Jesus 2012