Vivemos um processo de transformação. Transformação do mundo que nos cerca e de nós mesmos. As grandes mudanças globais que vivenciamos no dia a dia nos fazem refletir sobre nosso papel de indivíduos compromissados com uma posição atuante e responsável.
Rompendo a zona de conforto de uma ilusória estabilidade, toda mudança causa apreensão e insegurança. Verifica-se esse fenômeno num momento em que a humanidade é convidada a voltar os olhos para os danos que tem causado ao meio ambiente: as consequências do que fazemos hoje se refletirão no nosso futuro.
Mais do que nunca, faz-se necessário incentivar o desenvolvimento e manter o progresso. Mas como fazê-lo sem perder a consciência de que os recursos são limitados, a economia é complexa e de que, cada vez mais, precisamos da união e colaboração de todos?
A sustentabilidade tem sido um tema amplamente discutido em níveis governamental, comunitário, empresarial, midiático, acadêmico, entre outros. O fato é que o planeta Terra tem, em meio a todas essas discussões e teorias, uma urgência imensa de ações capazes de reverter a situação atual.
Salvar os ursos polares do derretimento das geleiras pode não ser uma tarefa fácil, não é? Mas evitar o uso de copos plásticos, separar o lixo, apagar as luzes, não desperdiçar água, entre outras, são ações que estão ao alcance de todos. Por mais simples que possam parecer, elas são transformadoras, por meio delas se cria uma consciência coletiva para uma nova visão de mundo.
Sustentabilidade é enxergar além do presente, é assumir um compromisso com as gerações que virão depois de nós – e a maneira como fazemos isso é onde reside nosso maior desafio. Devemos reconhecer a interdependência social e agir de forma que nossas atitudes possam refletir benefícios a todos, agora e no futuro.
Joel Arthur Barker, pesquisador independente e futurista, atua em estudos relacionados ao meio corporativo e é autor do vídeo A visão do futuro.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© Bom Jesus 2012