A educação franciscana tem a intenção de contribuir na construção de uma sociedade justa, socialmente equitativa e solidária, politicamente democrática, culturalmente pluralista e religiosamente ecumênica, de diálogo inter-religioso, pautada pelos princípios éticos, estéticos e políticos, em que todos sejam verdadeiramente reconhecidos e respeitados em sua dignidade humana e em suas diferenças, tendo a possibilidade de desenvolver potencialidades, contribuindo para que a autoridade, o saber, os bens naturais e os produzidos pelo esforço comum estejam a serviço do crescimento e sejam partilhados coletivamente.
Concebe-se a pessoa, na educação franciscana, como um ser que é imagem e semelhança de Deus, de valor supremo e que se caracteriza como um ser biopsíquico, com emoções e sensações harmonizadas; um ser econômico, usando equilibradamente todos os bens; um ser social, solidário na luta pelos direitos humanos e solidário às necessidades dos outros; um ser político, comprometido com a caminhada da sociedade na busca e exercício da cidadania; um ser cultural, que respeita e cultiva os conhecimentos, os bens, os valores simbólicos e significativos do seu grupo; e, por fim, um ser religioso, optante por um compromisso de vivência solidária.
O CEP, em conjunto com os colégios Bom Jesus, é responsável pela Proposta Pedagógica e Regimento Escolar (documentos que norteiam a prática pedagógica). Os profissionais, pesquisadores-educadores do CEP, estão em constante contato com os professores, assessores e gestores nas diversas unidades, com o propósito de acompanhar, orientar, avaliar e aprimorar continuamente o material, os procedimentos e os encaminhamentos pedagógicos.
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