Na AFESBJ, o cuidado com a preservação ambiental é uma preocupação existente, tanto na área administrativa como também nas escolas e colégios da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Situada em meio à vegetação primitiva, com pequenos vales, morros e animais, o Colégio é referência de respeito pela preservação de sua natureza, sendo a primeira instituição a receber a denominação de “Escola Ecológica” pela Secretaria da Educação.
Nos seus 100 hectares de área verde, o Colégio possui: parque do bebedouro, gruta de São Francisco, módulos de salas de aulas, administração, restaurante, fazendinha pedagógica, parque aquático, Escola Especial, além de centro esportivo, chalés e o prédio administrativo, conhecido como Remanso.
O aprendizado ambiental faz parte da grade curricular, promovendo projetos inspirados na diversidade da fauna e flora local. Esse trabalho permite que os alunos desenvolvam a consciência ecológica e a responsabilidade socioambiental.
O ano de 2011 foi declarado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Ano Internacional das Florestas, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental para garantir a existência da vida no planeta.
Visando contribuir com esse objetivo, o Bom Jesus incluiu o tema no desenvolvimento de seus trabalhos pedagógicos e, em sintonia com as características das regiões de atuação de cada um de seus colégios e escolas, promoveu uma maior interação com a comunidade local por meio da realização de ações práticas.
Com o objetivo de envolver pais e familiares nas reflexões em torno do tema Ano Internacional das Florestas, os alunos do Bom Jesus Diocesano, Lages-SC, da Educação Infantil ao 4.º ano do Ensino Fundamental receberam um mascote que foi apelidado de Florestinha.
Com a chegada do mascote, as discussões e ações voltadas à preservação ambiental se intensificaram. Os alunos levaram o Florestinha para suas residências, o que motivou a integração familiar e a abordagem do assunto no dia a dia dos estudantes.
Buscando recursos que não prejudiquem o meio ambiente, os alunos da 2.ª série do Ensino Médio do Bom Jesus Centro, Curitiba-PR, aprenderam e produziram, durante as aulas de química, um detergente ecológico, composto de elementos orgânicos, facilmente degradados por bactérias e outros microrganismos presentes na natureza.
Os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio também produziram sabão caseiro, utilizando óleo de cozinha como matéria-prima, que por meio da ação da soda cáustica é transformado em substância biodegradável.
Os produtos fabricados foram doados a comunidades carentes, beneficiando aproximadamente 1.300 pessoas.
Os alunos do Nível C, do Bom Jesus Divina Providência, Curitiba-PR, fizeram o plantio de mudas de flores, a fim de reforçar a importância de respeitar a natureza para garantir a sua preservação. Cada criança participou de todo o processo e recebeu a missão de cuidar do crescimento de sua planta.
Os alunos da 6.ª série do Ensino Fundamental, do Bom Jesus São José, Vacaria-RS, acompanhados de seus familiares, professores e funcionários do Colégio, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas no entorno do reservatório de água da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento do município.
No terreno, que é reservado para a bacia de captação de água, foram plantadas 50 mudas de árvores nativas, entre acácias, aroeiras, goiabeiras e ciprestes, com o objetivo de auxiliar na formação de mata ciliar na região.
Tomando como base a campanha da Fraternidade 2011, os alunos de 6.ª e 7.ª séries do Ensino Fundamental, do Bom Jesus Santo Antônio, Blumenau-SC, distribuíram mudas de plantas e árvores aos motoristas dos ônibus escolares. O objetivo da ação foi auxiliar na conscientização sobre a necessidade da preservação, visando à sobrevivência das espécies.
Os alunos da 6.ª série do Ensino Fundamental do Bom Jesus Internacional, Colombo-PR, organizaram uma arrecadação de materiais recicláveis que mobilizou toda a comunidade escolar.
Nas aulas de empreendedorismo, foi realizado o planejamento das ações, nas de ciências, os alunos aprenderam sobre o processo da reciclagem e, em matemática, foi quantificado o volume de material arrecadado, que chegou a 1.087 kg. Todo o material foi encaminhado à Cooperativa de Catadores da Vila Zumbi dos Palmares (Coopzumbi), contribuindo no trabalho de 34 catadores.
Sobre o Relatório |
Agradecimento |
Organizadores
Copyright© Bom Jesus 2012