O Departamento de Saúde Escolar e Ocupacional (DSEO), criado em 1994, é composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos. Em diversas unidades, são mantidos ambulatórios para atendimento de alunos e funcionários.
Entre suas atribuições, destacam-se:
*Refere-se à quantidade de atendimentos, independente do número de vezes que o aluno foi atendido.
Programa em funcionamento em todas as unidades Bom Jesus, desde 2010. Na implantação, cada unidade elegeu uma comissão local, da qual participam: gestores, assessores, coordenadores disciplinares, professores-regentes e enfermeiras, e também foi realizada uma pesquisa junto aos alunos, com o objetivo de direcionar a implementação de ações preventivas ou corretivas, de casos detectados.
Em 2011, foram disponibilizadas capacitações e atividades relacionadas ao tema para profissionais e alunos da Instituição.
Busca a segurança dos funcionários por meio de atividades, como: orientação para uso dos equipamentos de proteção individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação trabalhista vigente, participação na elaboração de projetos e reformas de edificações e assistência às unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.
Em 2011, foram realizadas mais de 3 mil horas de treinamento, relativos à prevenção de acidentes, contando com a participação de 741 funcionários, de 21 unidades.
*Envolvendo funcionários, estagiários e terceirizados.
Juntos, os setores de Segurança do Trabalho e Capacitação e Treinamento promoveram um curso para 21 funcionários que atuam na manutenção das unidades da AFESBJ. O objetivo foi orientar sobre a segurança de trabalhos que envolvem altura e supervisão das atividades de terceirizados que estiverem trabalhando nas instalações da Instituição.
A AFESBJ possui comissões de prevenção de acidentes de trabalho que, em sua constituição, levam em consideração o grau de risco e o número de funcionários, representando, dessa forma, 100% do quadro funcional.
Entre as atividades realizadas pela Cipa, estão: ações de prevenção de acidentes, inspeções, relatórios, treinamentos e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a comunidade escolar.
Com o tema Sustentabilidade, os setores Capacitação e Treinamento e Segurança do Trabalho organizaram a Sipat 2011. O evento contou com várias oficinas e palestras envolvendo empresas parceiras, que abordaram temas, como: reciclagem, alimentação saudável, qualidade de vida etc.
Cerca de 320 funcionários, das unidades de Curitiba e região metropolitana, participaram da palestra master, Sustentabilidade, ministrada pelo Frei Nelson José Hillesheim.
Uma pesquisa com os funcionários, realizada após o evento, apontou um índice de 88% de satisfação, além de confirmar o interesse em participar da próxima Sipat.
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