CDAPH | Dimensão| Ensino, Pesquisa e Extensão

CDAPH

Localizado no campus Bragança Paulista, é responsável por desenvolver atividades voltadas ao tratamento e à identificação, coleta, preservação e divulgação de acervos de natureza arquivística e bibliográfica. Os procedimentos técnicos do CDAPH garantem a preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural regional, reunindo acervos documentais de origens diversas.
O CDAPH fomenta e oferece subsídios tanto à pesquisa de iniciação científica, de pósgraduação e de extensão, como acolhe demandas da sociedade em geral, além de promover eventos voltados à questão da valorização do patrimônio cultural.

Atendimentos

Em 2014, o CDAPH atendeu 200 pesquisadores em busca do acervo. Entre o grupo, estão aqueles vinculados à USF, às diferentes instituições acadêmicas e aos órgãos de administração pública.

Visitas Monitoradas

O CDAPH promove visitas monitoradas para todos os interessados em conhecer o acervo. Entre as realizadas neste ano, destaque para:
  • Grupo de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, em fevereiro.
  • Vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica deCampinas, em outubro.

Doações

Em 2014, o CDAPH acolheu doações de diferentes acervos privados e públicos, entre os quais estão:
  • Cem livros de autores e origens diversas;
  • Periódicos publicados em Vargem-SP,Extrema-MG e Bragança Paulista-SP, cujos títulos são: Gazeta do Vale, Sul de Minas (2010-2012); Opinião, Jornal de Caetê (2000); Diálogo Notícias, Extrema (1988 e 1998); Diálogo, Extrema (2007); Diálogo – Vargem (2006); Jornal Diálogo – Extrema e região (1997-2002); Jornal Diálogo Novo (2007-2008); Tribuna – Extrema (2007-2009); O Cidade (2001); Folha de Extrema (2006-2008); Jornal da Cidade – Extrema (1999-2008) e O Independente – Extrema (2009-2011).

Eventos

O CDAPH participa e organiza eventos. Em 2014, foram registrados:
  • Fevereiro: IV Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, com a exibição da Série Audiovisual Documental das Memórias Bragantinas, de autoria do professor Mestre André La Salvia.

  • Março: V Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, abordando os seguintes temas:
                   No Rastro de Vestígios do Passado de Bragança
                   Grupo Escolar Dr. Jorge Tibiriçá
                   Grupo Escolar José Guilherme
  •  Maio: VI Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, com a exibição do documentário Crônicas de uma Cidade, de direção de Flávio Botelho e a apresentação de três curtas-metragens, sob responsabilidade de Gisa Picosque.

  • Agosto: III Mostra de Imagens do CDAPH – A Saúde nas Propagandas (1870-1930).

  • Setembro: VII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias. Nesse colóquio, dois temas foram privilegiados:
                  A Inserção Negra na Sociedade Bragantina
                  No Tempo da Escravidão – Experiências de Senhores e Escravos em Bragança Paulista (1871-1888)
  •  Novembro: VIII Colóquio Cidade e Educação Patrimonial: por entre Histórias e Memórias, abordando a escravidão, a religiosidade e a cidadania.
Além dos eventos citados, a coordenação de gestão de acervo do CDAPH-USF participa do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Bragança Paulista.