ENSINO A DISTÂNCIA | Dimensão| Ensino, Pesquisa e Extensão

ENSINO A DISTÂNCIA

 No ano de sua implantação, em 2013, o Programa de Educação a Distância (PED) atendeu cerca de 1.300 alunos de diversos cursos de graduação da USF, matriculados em mais de 20 diferentes disciplinas. Naquele ano, também foram ofertados cursos de extensão a distância, dos quais participaram cerca de 250 alunos, além de cursos de formação docente, de pessoal de suporte tecnológico e encontros de debate e aprimoramento de práticas pedagógicas relacionadas ao Ensino a Distância.

Em 2014, o número de alunos participantes do PED passou dos 1.600 e foram acrescentadas novas disciplinas, totalizando 25. Também nesse ano foi implantada a versão 2.5 do Moodle tanto nas salas virtuais quanto nas salas de apoio às disciplinas presenciais. A migração entre versões teve como objetivo a busca de melhorias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ampliação dos recursos disponíveis nas salas, bem como a facilitação da navegabilidade, associadas ao aspecto mais amigável do ambiente. A implantação na nova versão permitiu também a total integração do AVA ao sistema de gestão acadêmica (Lyceum), o que na prática significa um total sincronismo entre o banco de dados do sistema acadêmico e do Moodle, permitindo que as funcionalidades típicas do sistema acadêmico e o acesso às salas virtuais de cada disciplina ficassem disponíveis aos alunos no mesmo site. As melhorias implementadas em 2014 exigiram também a ampliação do suporte de hardware que sustenta o AVA e o datacenter, que está sob a responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Informação da própria instituição.

Para apresentar as novidades, foi ofertado um treinamento on-line, que ficou disponível para todos os professores por meio da página de abertura de sua sala virtual. Os tutores das disciplinas do PED passaram por treinamento específico e obrigatório. 
Além de investimentos em equipamentos e capacitação, também foram revisados, alterados e criados procedimentos administrativos com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento da comunidade acadêmica e para ampliar a interface do Núcleo de Educação a Distância com outros núcleos, Registro e Controle Acadêmico e Central de Relacionamento. A maior integração com esses departamentos resultou em mais agilidade nas respostas e na resolução de problemas, que passaram a ser vistos de forma sistêmica.

Porém, foi em outubro de 2014 que a USF deu seu passo mais importante para ampliar e consolidar sua presença na educação a distância, com a oferta do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, ministrado integralmente a distância. Credenciado pelo Ministério da Educação, o curso teve seu processo seletivo iniciado em junho de 2014 e as aulas da primeira turma, iniciadas em 4 de outubro. Consciente de seu papel social, a USF concedeu a todos os alunos aprovados no processo seletivo bolsa integral de estudos, ou seja, o primeiro curso de educação a distância da Universidade São Francisco foi disponibilizado de forma gratuita à comunidade. 

Para 2015, os planos são de consolidação e aprimoramento do modelo de oferta das práticas pedagógicas do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, implantação do Programa de Formação Geral, atualização dos conteúdos das disciplinas que compõem o Programa de Educação a Distância (PED), criação de novos cursos e ampliação do raio de atuação da USF por meio do credenciamento de novos polos. Também serão ampliadas as iniciativas para aproximar os professores das disciplinas presenciais com o objetivo de apoiá-los em iniciativas que visem a aumentar o uso do AVA como suporte de sua atuação docente.