Clínica Escola de Fisioterapia | Dimensão| Ensino, Pesquisa e Extensão

Clínica Escola de Fisioterapia

Implantado em 2000, no campus de Bragança Paulista, o curso de Fisioterapia conquistou sua excelência acadêmica em avaliações externas, bem como o reconhecimento público do mercado em rankings universitários. 
A clínica tem como objetivo promover à comunidade, por meio de práticas de estágios curriculares, atendimentos em fisioterapia em diversas áreas e especialidades, além de propiciar atividades práticas e observacionais em diferentes disciplinas, cursos e projetos de extensão e pós-graduação do curso. Nesses 14 anos de história, teve a qualidade de seu trabalho reconhecida pela diversidade dos encaminhamentos que recebeu dos diferentes serviços de saúde de toda a região bragantina. 

A Clínica Escola de Fisioterapia atende às seguintes especialidades: Fisioterapia Aplicada à Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia, Fisioterapia Aplicada à Neurologia, Fisioterapia Aplicada à Saúde da Criança e do Adolescente, Fisioterapia Aplicada à Cardiologia e Pneumologia, Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher e Urologia, Fisioterapia Aplicada à Prótese e Órtese, Fisioterapia Aplicada à Dermatologia Funcional e Fisioterapia Desportiva.
Em 2014, foram realizados 9.455 atendimentos. Para a consolidação de sua vocação social, o curso de Fisioterapia desenvolve diversos projetos de extensão comunitária, que podem ser conferidos na sequência.

Fisioterapia Aquática no Atendimento de Crianças com Disfunção Neuromotora

O projeto teve como objetivo capacitar o aluno a avaliar e tratar crianças com disfunções neuromotoras, utilizando técnicas de fisioterapia aquática. Ao longo do período, cinco crianças, de ambos os sexos, com idades entre 4 e 16 anos, foram atendidas em dez sessões. Em cada uma delas, foram utilizadas técnicas, recursos e equipamentos específicos da fisioterapia aquática, selecionados após a definição de tratamento para cada paciente.

Humanização do Parto
O projeto-piloto foi realizado durante oito semanas no Hospital Universitário São Francisco. Nele, foram realizados cinco atendimentos com parturientes e acompanhamento de quatro partos. Os procedimentos incluíram coleta de dados sobre a gestante, exercícios específicos e acompanhamento da rotina do centro obstétrico.

Oncologia e Fisioterapia
O Projeto Oncologia e Fisioterapia atua com o Centro de Oncologia da USF e participa de um estudoulticêntrico em parceria com a Universidade de São Paulo. Seu objetivo é minimizar complicações, sintomas adversos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Em 2014, o trabalho passou por uma fase intermediária de coleta de dados com a participação de cinco pacientes. 
Com a mesma temática, os acadêmicos de Fisioterapia foram inseridos na rotina de atendimento fisioterapêutico em Mastologia Oncológica. A atividade compreendeu orientação e execução de exercícios supervisionados para mulheres após a realização de cirurgia para o tratamento do câncer de mama. Também houve a participação dos estudantes no evento Itatiba Rosa, prestando orientações sobre detecção precoce da doença.

Atendimento Uroginecológico
Sendo a fisioterapia um método não invasivo, seguro e com mínimos efeitos colaterais, foram realizados 35 atendimentos em Uroginecologia. A atividade compreendeu a educação, orientação e execução de exercícios supervisionados para mulheres com incontinência urinária. Também foi confeccionado um fôlder educativo para orientação da população feminina sobre a atuação fisioterapêutica nessa área. 

Fisioterapia Hospitalar
Esse projeto foi realizado por um aluno do curso de Fisioterapia, com a supervisão de um docente, para avaliação, orientação e atendimento fisioterapêutico a nove pacientes em período pré e pós-cirúrgico internados no HUSF. A ação teve por objetivo proporcionar uma abordagem prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, além de aprofundar o conhecimento acerca da atuação da fisioterapia em uma enfermaria cirúrgica.

Recém-nascidos de Alto Risco
Quatro bebês com suspeita ou diagnóstico confirmado de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor foram atendidos por meio da estimulação precoce. No projeto, a aluna participante aprendeu a utilizar instrumentos específicos de avaliação e fez a intervenção semanal com os lactentes, além de prestar orientações aos pais. 

Projeto Sem Dor
Sendo considerada dor crônica aquela que persiste por mais de três meses, independentemente de sua origem, os pacientes selecionados foram submetidos à técnica de massoterapia clássica analgésica. A atividade foi realizada semanalmente, atendendo 12 pessoas. Os estudantes foram previamente treinados de acordo com o nível de aprendizado condizente com seu semestre em curso. 

Treinamento Funcional para Idosos
O projeto realizou treino funcional para idosos por meio da dança com o objetivo de promover a socialização e o condicionamento físico, motivando e estimulando todo o sistema motor. A atividade foi adaptada às possibilidades de cada paciente, tratando também de cadeirantes e portadores de outras dependências.

Vivência Precoce em Fisioterapia
Para que o aluno tenha contato com o atendimento fisioterapêutico em todas as  especialidades, sua inserção é feita logo nos primeiros semestres do curso. A atividade consiste na observação dos atendimentos realizados pelos estudantes que já atuam no estágio supervisionado da área. Este ano, 15 alunos participaram do projeto. 

Tratamento da Dor Lombar
O projeto incluiu o atendimento fisioterapêutico a indivíduos com lombalgia encaminhados à Clínica Escola do Curso de Fisioterapia. A atividade beneficiou cinco pacientes em 15 sessões de tratamento.

Quick Massage
A quick massage utiliza técnicas orientais para promover o bem-estar e o relaxamento físico. Dessa forma, os alunos de Fisioterapia atenderam 65 funcionários técnicos-administrativos do campus Bragança Paulista que participam do Programa de Ginástica Laboral na instituição. 

Tratamento Fisioterapêutico em Pacientes Neurológicos
O objetivo desse projeto foi proporcionar o contato entre alunos e pacientes e avaliar a independência  funcional e a qualidade de vida dos pacientes com doenças neurológicas atendidos na Clínica Escola de  Fisioterapia. Os alunos realizaram pesquisa em base de dados a respeito da importância da avaliação neurológica e, após treinamento para aplicação dos instrumentos, realizaram triagem e incluíram no estudo pacientes com nível cognitivo que possibilitasse o entendimento das perguntas e a elaboração de respostas de forma verbal. Participaram do projeto 15 pacientes, sendo 4 mulheres e 11 homens, com idade entre 26 e 77 anos. A atividade continua no próximo ano, quando os alunos farão a relação entre os resultados encontrados, o diagnóstico clínico e o tempo de tratamento fisioterapêutico. 

Classificação Funcional de Crianças e Adolescentes
Com o objetivo de levantar o perfil funcional de crianças e adolescentes atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia, duas alunas do curso aprenderam a utilizar instrumento de avaliação de uso internacional na área clínica  e de pesquisa. Vinte pacientes com diferentes comprometimentos foram avaliados e receberam orientações para estimulação em casa. Os resultados deverão ser apresentados em evento científico em 2015.