Pesquisa e Iniciação Científica | Dimensão| Ensino, Pesquisa e Extensão

Pesquisa e Iniciação Científica

Com a implantação do Núcleo de Pesquisa Acadêmica na USF em 2011, houve a ampliação das atividades de pesquisa para todos os docentes e alunos dos cursos de graduação da universidade, antes restritas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e aos cursos de graduação diretamente a ele vinculados.

O estudante participante de projetos de iniciação científica recebe uma bolsa de estudos mensal concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti); pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); pela USF, por meio do Programa de Bolsa-Auxílio de Iniciação à Pesquisa Científica (Probaic); ou ainda pode realizar seu projeto de pesquisa voluntariamente, orientado por um professor.

Em 2014, houve um número significativo de projetos realizados, de professores e alunos envolvidos e, sobretudo, de projetos de iniciação científica.

Bolsas de Iniciação Científica por Órgão de Fomento:


Outras Atividades Desenvolvidas em 2014

  • Professores pesquisadores da USF participaram de inúmeros eventos nacionais e internacionais. Tais oportunidades promoveram o desenvolvimento de projetos de pesquisa e parcerias institucionais em periódicos científicos.
  • Intercâmbio de pesquisadores da USF em instituições estrangeiras para a realização de estágio pós-doutoral.
  • Ampliação do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Destaques

  • Nomeação do professor Cláudio Capitão como membro do Conselho Nacional de Saúde.
  • Participação de docentes como membros de comissões de avaliação de área da Capes.
  • Participação de docentes na Comissão de Avaliação de Psicologia e Serviço Social do CNPq.
  • Participação de docentes como consultores ad hoc da Capes, CNPq e Fapesp.
  • Criação, registro e certificação de Grupos de Pesquisa no Diretório de Pesquisa do CNPq, vinculados à pesquisa acadêmica no âmbito dos cursos da graduação: Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Grupo de Pesquisas em Direito e Empresa.
  • Finalização da modernização dos equipamentos para o Biotério Central da instituição, que atende os pesquisadores das Ciências da Saúde, com a aquisição de bem como fomento externo, totalizando um investimento de mais de 200 mil reais.

Publicações

Revista Horizontes
A publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco tem o propósito de servir como fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos e resenhas, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Para garantir uma interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais, a revista recebe publicações nas línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.
Os artigos são submetidos e avaliados pela plataforma do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.
No ano de 2014, a revista Horizontes publicou os dossiês: Gêneros Textuais e Ensino e Educação e Práticas Culturais.

Revista PsicoUSF
Criada em 1996, a revista vem aprimorar a tradição na Universidade São Francisco, que desde 1974 divulga produções na área da Psicologia, em forma de periódicos quadrimestrais, estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco desde 2000. 

Para a publicação, são considerados trabalhos que relatam estudos em áreas relacionadas à Psicologia, incluindo processos básicos, experimentais, aplicados, naturalísticos, etnográficos, históricos, artigos teóricos, análises de políticas e sínteses sistemáticas de pesquisas, entre outros. A revista detém avaliação Qualis da Capes, como uma publicação de excelência acadêmica.