MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CNSP-ASF | Perfil USF

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CNSP-ASF

Na manhã de 13 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco, durante a Plenária da Congregação para a educação católica, afirmou: “A educação católica é um dos desafios mais importantes da Igreja, empenhada hoje em realizar a nova evangelização em um contexto histórico e cultural em constante transformação”. Segundo o pontífice, para isso se faz necessário o respeito ao valor do diálogo, levando em consideração a liberdade de cada indivíduo e, ao mesmo tempo, a proposta cristã, isto é, Jesus Cristo como sentido da vida, do cosmo e da história. E, ainda na mesma plenária, ele nos recorda: “Educar é um ato de amor, é dar a vida”, pois a comunicação com os jovens de hoje requer empenho, paixão e paciência.

As diretrizes gerais para a Educação Franciscana afirmam que a Educação é considerada pela Igreja epela Ordem Franciscana como uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização, e também como um meio imprescindível para garantir, dentro do pluralismo cultural, a presença do pensamento Cristão. É por esse motivo que a Casa de Nossa Senhora da Paz, por meio da Universidade São Francisco, mantém-se fiel às esperanças da Igreja, da Ordem e da sociedade, envolvendo toda a sua comunidade acadêmica na realização de ações comunitárias que confirmem o compromisso assumido em sua missão. O Relatório de Sustentabilidade tem como objetivos apresentar e divulgar o trabalho realizado por mãos que administram recursos e projetos, ensinam técnicas e aprimoram habilidades, assim como sensibilizam e tocam a comunidade por meio de ações e obras que fazem a diferença na vida dessas pessoas. Todos os que participam direta ou indiretamente dessas iniciativas, além de aprofundarem seus conhecimentos, ampliam sua visão ética e, ao mesmo tempo, colaboram na difusão dos valores franciscanos inerentes à nossa instituição.

Com o tema Incluindo Pessoas, Unindo Culturas, a USF apresenta nestas páginas dois grandes desafios para qualquer instituição de ensino superior: a inclusão social e a internacionalização.
Sabemos que o acesso à educação é uma importante ferramenta para a redução da desigualdade social e de problemas sociais, como o desemprego e a criminalidade. Porém, ainda é preciso descobrir alternativas para que a abrangência dessa inclusão seja significativa e, principalmente, que seja possível a permanência dos alunos para a conclusão de sua formação. As políticas institucionais que incentivam esse envolvimento poderão ser conferidas neste Relatório, no qual encontraremos ainda alguns testemunhos que mostram o sucesso dessas oportunidades que, aliadas ao desejo e à dedicação das pessoas, permitiram a conquista diferenciada de uma formação profissional.

A internacionalização compreende questões relacionadas à expressão institucional e à mobilidade estudantil em um mundo completamente globalizado. A experiência em nossa instituição mostra o quão importante se fazem, entre os alunos do Ensino Superior, o conhecimento e o respeito às diferentes culturas, assim como os preceitos da diplomacia entre as nações, pois eles se transformam em verdadeiros embaixadores da USF e do Brasil no exterior. Isso porque a Universidade São Francisco, enquanto escola católica de valores franciscanos, deseja despertar em nossa comunidade acadêmica o respeito à diversidade, a tolerância às diferenças e, principalmente, atitudes de humildade diante de outros povos com origem, valores e históricos distintos.
É com esse espírito de agradecimento a todos aqueles que, por meio de suas mãos, contribuíram e viabilizaram a concretização de tantas experiências de vida e, portanto, permitiram a construção conjunta deste Relatório que os convido para essa leitura. 

Com certeza, ela será mais um sopro de inspiração de nosso Patrono São Francisco de Assis, eterno por sua solidariedade com a humanidade e pelo exercício diário da Paz e do Bem.