ÁREA RESTRITA: BJ CONNECT
 

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental I Nessa etapa educativa, prioriza-se a aprendizagem com entendimento, a integração dos conhecimentos escolares por meio da abordagem investigativa, da resolução de problemas e do desenvolvimento de projetos. Por esse motivo, a cada novo tema de estudos, tem-se uma nova problematização. Esta contribui para a mobilização dos conhecimentos prévios das crianças e as instiga a formular e a rever hipóteses estabelecidas, por meio da pesquisa e da investigação, assumindo um posicionamento crítico com relação à aprendizagem.

A abordagem investigativa incorpora, ainda, a formulação de sínteses, de mapas conceituais e de redes de conhecimento, a reflexão a respeito das estratégias pessoais utilizadas na resolução dos problemas propostos e a análise dos resultados obtidos. Assim, contribui para a compreensão de assuntos complexos e para a transposição das aprendizagens escolares a outros contextos.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre essa proposta pedagógica.

ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Nessa abordagem, os temas de estudos são problematizados e os alunos são desafiados a mobilizar os conhecimentos que possuem para produzir inferências, criar hipóteses e estabelecer conjecturas. Mediados pelo professor, realizam pesquisas e participam de aulas de campo e de entrevistas para obter informações que possam contribuir para a validação das ideias iniciais. Além disso, estruturam sínteses e o registro das descobertas realizadas. Essa abordagem caracteriza-se como uma metodologia ativa e privilegia o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

LETRAMENTO
Envolve o uso competente e frequente da leitura e da escrita. Por esse motivo, desde a Educação Infantil as crianças são estimuladas a realizar tentativas de escrita e a envolver-se em situações de leitura. A dedicação cognitiva para aprender a ler e a escrever extrapola a memorização e o ato de interligar letras e sílabas.

Depende de que as crianças, em interação com a linguagem falada ou escrita, percebam ou passem a ter consciência de certos fatos linguísticos e que desenvolvam a consciência fonológica. Assim, ao tomar contato com os sistemas de escrita, por meio de processos mentais, reinventam-nos, realizando um trabalho de compreensão da construção e de suas regras de produção.

Nesse processo, as crianças elaboram um grande número de hipóteses e vão confrontando-as, em um movimento de interação entre o seu saber e aquele apresentado por meio da escrita convencional. A oportunidade de escrever quando ainda não possuem esse domínio permite que as crianças comparem a própria escrita com a convencional, que pensem em como ela se organiza, o que representa e para que serve.

INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
As aulas de Matemática iniciam com um problema a ser resolvido pelos alunos, os quais devem utilizar seus conhecimentos como ferramentas para estabelecer conjecturas e identificar, explorar e dar sentido a um padrão de regularidade ou a uma ordem lógica.

Os estudantes são convidados a fazer matemática, a colocar-se em ação, a se envolver, a correr riscos, a apresentar e discutir ideias e a defender determinado modo de resolução utilizando diferentes estratégias. Desse modo, além de desenvolver as habilidades computacionais, desenvolvem habilidades para pensar e argumentar matematicamente, de modo a resolver novos problemas e a aprender novos conceitos.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
No Bom Jesus, os diferentes recursos relacionados às tecnologias digitais de informação e de comunicação convertem-se em aliados na otimização do tempo e do espaço escolar, ampliando as possibilidades de apresentação dos temas de estudo, para que, em sala de aula, o foco seja a aprendizagem do aluno, e não a transmissão de informações.

Desse modo, são utilizados como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento da abordagem investigativa e dos projetos e para a aprendizagem cooperativa. Além disso, os alunos podem acessar, no BJ Connect, o Aluno On-line, área que oferece atividades interativas, jogos e o Ferinha Kids para a retomada dos temas de estudo explorados na escola.

UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Fundamental I