Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Nesse segmento de ensino, os conteúdos são trabalhados de maneira integrada, contextualizando o conhecimento abordado em sala com a realidade dos alunos e socializando as descobertas entre todos os envolvidos.

No Ensino Fundamental II, a proposta pedagógica do Bom Jesus está voltada para a valorização da interdisciplinaridade e considera a importância de aliar teoria e prática, convidando os alunos a levantarem hipóteses e a investigarem os temas propostos durante as aulas. Por meio de sínteses, eles também são preparados para explicar o modo como pensam e para argumentar em defesa de suas ideias. 

Conheça algumas possibilidades exploradas durante o Ensino Fundamental II.

Educação Matemática

No Ensino Fundamental II, a Matemática é trabalhada por meio da investigação e da resolução de problemas, utilizando o conhecimento prévio dos alunos como ferramenta para estabelecerem hipóteses que serão analisadas com todo o grupo. Eles são incentivados a explorar padrões e regularidades e são convidados a procurar relações, descobrir métodos que funcionam, justificar resultados, desafiar o raciocínio dos outros e desenvolver o pensamento reflexivo. Colocam-se em ação para apresentar e discutir ideias e para defender um determinado modo de resolução ou uma estratégia pessoal.

Por fim, utilizam diferentes formas para representar o modo como a resolução de um problema foi pensada e realizam seus registros com desenhos, palavras ou números.

Ferinha

Disponibilizado no portal do Bom Jesus, esse recurso é oferecido aos alunos do Ensino Fundamental II e objetiva proporcionar a revisão dos conteúdos trabalhados em sala. O Ferinha configura-se como mais uma opção de estudo, aprendizagem e autoavaliação aos alunos.

Mostra do Conhecimento

Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados conforme a proposta pedagógica e de valorizar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, a Mostra do Conhecimento, evento que acontece anualmente, é uma oportunidade para os educandos transformarem-se em mestres. Na ocasião, os alunos do 5.º ao 8.º ano preparam uma exposição – aberta aos familiares e à comunidade escolar – demonstrando todo o seu potencial, seu talento e suas habilidades, uma vez que são os responsáveis pela produção de todas as atividades, além da recepção aos visitantes e da explicação dos trabalhos.

Avaliação Diagnóstica

Desenvolvida pelo CEP, é aplicada aos alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental à 3.ª série do Ensino Médio a fim de verificar e quantificar o conhecimento por meio de testes pautados em competências e habilidades. As avaliações são estruturadas em áreas do do saber e, além das provas objetivas, aplica-se aos alunos uma produção de texto. Com a Avaliação Diagnóstica, é possível respeitar as individualidades e acompanhar os alunos de forma personalizada, fornecendo a eles meios de trabalharem as habilidades a serem recuperadas.

Olimpíada do Saber

Trata-se de mais uma atividade pedagógica proposta pelo Colégio para incentivar e valorizar o hábito de estudo. Em uma avaliação composta por 20 questões objetivas – abrangendo todas as disciplinas da matriz curricular –, os alunos do 5.º ao 8.º ano têm a oportunidade de testar seu aprendizado de uma forma diferente, pois nessa avaliação eles aprendem uma nova forma de responder a testes, por meio do uso de um cartão-resposta colorido, com foto e código de barras. Além de ser uma novidade para os estudantes, a avaliação nesse formato possibilita a obtenção de dados estatísticos, os quais servem como parâmetros para o replanejamento das ações pedagógicas.

UNIDADES BOM JESUS QUE OFERECEM Ensino Fundamental II