Valores Humanos

03.10.2014

Tempo Franciscano

link copiado
Tempo Franciscano

Há mais de oito séculos nascia na Itália Francisco. Desde cedo mostrava-se admirável pelo seu jeito de ser alegre, amigo, generoso. Passaria a ser mais admirado ainda quando, em plena juventude, devotou-se ao discernimento do sonho de Deus para com ele. Passou longos dias procurando saber o que seguir e amar e, quando certo do que lhe faria muito feliz aos olhos de Deus, não relutou em abrir mão de um futuro certamente próspero do ponto de vista financeiro.

São Francisco de Assis estava convicto de que as alegrias mais divinas podem ser encontradas nas coisas simples, no convívio com as pessoas e a natureza. Foi ao encontro dos leprosos e os serviu. Foi irmão, misericordioso consigo e com os seus. Assemelhou-se ao modo de amar do Mestre de Nazaré a ponto de tornar memorável não só o seu nome, mas também o nome do lugar em que nasceu.

Por esse e tantos outros motivos, São Francisco de Assis continua sendo uma inspiração para inúmeras pessoas e instituições, como ocorre com o Colégio Bom Jesus que, de 29 de setembro a 15 de outubro, promove o Tempo Franciscano em todas as suas Unidades. Nesse período, duas datas são muito especiais: 4 de outubro, quando é celebrado o dia de São Francisco de Assis; e 15 de outubro, o dia dos Professores.

Você me faz lembrar de Francisco de Assis



Francisco de Assis também deixou um legado relacionado à educação. Não com processos pedagógicos, mas com exemplos de comportamentos que inspiram educadores até os dias de hoje. Seja na sua reconhecida sabedoria na arte de viver, de conviver, de cuidar e de amar a vida seja no zelo com o próximo, na paciência, no ensino firme, mas com ternura.

Para desenvolver entre os estudantes esta percepção a respeito da personalidade de Francisco de Assis e também homenagear os professores, foi elaborado e proposto a todas as Unidades Bom Jesus o projeto “Você me faz lembrar de Francisco de Assis”. Tal projeto prevê, dentre várias atividades, apresentações sobre momentos relevantes da história de vida de Francisco de Assis; pesquisas desenvolvidas pelos alunos e seus familiares para identificar quais pessoas são – a exemplo de São Francisco – modelos de bondade no mundo; e identificação das virtudes de São Francisco de Assis nas pessoas à nossa volta, principalmente nos colegas de classe.