Valores Humanos

06.04.2015

Grupo Bom Jesus promove ações de Páscoa

link copiado
Grupo Bom Jesus promove ações de Páscoa

Desde o último mês de março, o Grupo Bom Jesus promoveu atividades pedagógicas com o tema “Páscoa” em todas as suas Unidades de ensino. O objetivo principal foi motivar a comunidade escolar a refletir sobre o verdadeiro significado da data comemorativa.

As ações promovidas em sala de aula também contaram com a participação dos familiares dos alunos e alcançaram outros segmentos da sociedade, principalmente as entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A celebração da Páscoa no Bom Jesus foi inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e também na proposta pedagógica do projeto institucional “Virtudes e Atitudes”. Além disso, os participantes foram convidados a uma reflexão, conforme destacou o presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), Frei Guido Moacir Scheidt:

“Que a generosidade, a grandeza e a humildade do gesto do lava-pés possam despertar em nosso coração a atitude de amar e a virtude de nos servirmos mutuamente cada dia mais e melhor”.

Confira, a seguir, um resumo das ações promovidas nas Unidades do Bom Jesus e também o registro das atividades na galeria de fotos.

Bom Jesus Internacional | Colombo (PR)


No período de 10 a 25 de março, os alunos arrecadaram bombons com os colegas, os familiares e os amigos. No dia 27 de março, as famílias dos estudantes do 3.º ano do Ensino Fundamental estiveram no colégio e receberam coletes com o nome da virtude União, que está prevista na proposta pedagógica desse nível de ensino. Já no dia 31 de março, finalmente, os chocolates foram entregues aos representantes das instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

Bom Jesus Rosário | Paranaguá (PR)


Os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental realizaram, no dia 1.º de abril, um café de Páscoa no Asilo São Vicente de Paula, em Paranaguá (PR). Cada estudante levou um alimento, que foi servido aos idosos moradores do abrigo. Para complementar a ação, os alunos do 9.º ano e do Ensino Médio estão arrecadando na cidade, desde o dia 23 de março, produtos de higiene, limpeza, alimentos e fraldas, que serão doados em breve ao asilo.

Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba (SP)


No dia 27 de março, a Unidade recebeu as crianças do Lar São Judas Tadeu para a comemoração da “Páscoa Solidária”. Foi realizado um momento de partilha de alimentos, inclusive de um bolo preparado pelos alunos da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental. Já os alunos do 7.º ano desenvolveram atividades de integração com as crianças atendidas pela instituição beneficente e prepararam uma surpresa com bombons.

Bom Jesus Aurora | Caçador (SC)


No período de 20 de fevereiro a 30 de março, os alunos e os familiares da Unidade arrecadaram alimentos não perecíveis e fraldas infantis e geriátricas. Os donativos foram entregues no dia 30 de março para a Associação Caçadorense de Educação Infantil e Assistência (Aceias) e também para a Casa Lar dos Idosos do Município de Caçador. Por meio da ação, a comunidade escolar buscou concretizar o lema da Campanha da Fraternidade de 2015: “Eu vim para servir”.

Bom Jesus Sévigné | Porto Alegre (RS)


Na Semana Santa, os alunos participaram da “Páscoa na Escola”. O evento oportunizou um momento de reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade – Igreja e Sociedade”. As atividades incluíram, ainda, a participação dos familiares dos alunos na arrecadação de chocolates para a Páscoa do Instituto do Câncer Infantil. A semana festiva encerrou-se com a abertura do projeto “Virtudes e Atitudes 2015” e com a cerimônia do lava-pés, conduzida pelo Frei Gilson.

Bom Jesus Centro | Curitiba (PR)


A ação de Páscoa no Bom Jesus Centro contou com a participação das famílias dos alunos, que neste ano arrecadaram bombons e contribuíram no processo de embalagem dos chocolates. Os donativos foram entregues para instituições de caridade. O período festivo também foi marcado por muita descontração, com atividades conduzidas pela equipe de Educação Física, e pela espiritualidade, com uma mensagem do Frei Nelson José Hillesheim sobre o real significado da Páscoa.

Bom Jesus Itatiba (SP)


No período de 26 de março a 1.º de abril, a Unidade desenvolveu o projeto “Construindo a partilha”, que envolveu todos os alunos, professores e colaboradores administrativos. As ações foram inspiradas no projeto institucional do Bom Jesus “Virtudes e Atitudes” e contaram com atividades lúdicas e também com a arrecadação de leite. As doações da comunidade escolar foram direcionadas ao Lar Itatibense da Criança, que atende menores à espera de adoção. A semana de celebração também incluiu a cerimônia do lava-pés e contou com a presença do presidente da AFESBJ, Frei Guido Moacir Scheidt.

Bom Jesus São José dos Pinhais (PR)


A campanha de Páscoa na Unidade São José dos Pinhais teve início com a apresentação de teatro “A Páscoa de Pascual e Pascualina”. A encenação narra a história de dois irmãos que descobrem o verdadeiro sentido da Páscoa e a importância da relação entre a Igreja e a sociedade. O objetivo principal foi oportunizar ao aluno a formação de uma consciência crítica acerca do verdadeiro significado da Páscoa e da Campanha da Fraternidade 2015. O encerramento das atividades ocorreu no dia 1.º de abril, quando o Frei Mário José Knapik conversou com os alunos sobre o significado da festa cristã e abençoou os participantes.

Bom Jesus São José | Rio Negro (PR)


No período de 11 a 25 de março, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio promoveram a campanha “Páscoa Solidária”. Durante a atividade, os estudantes arrecadaram barras de chocolate para as pessoas atendidas por instituições beneficentes de Rio Negro. A entrega dos donativos aconteceu no dia 28 de março, durante a cerimônia de abertura do “Projeto Virtudes e Atitudes 2015”, no Salão Nobre da Unidade.

Bom Jesus Santo Antônio | Blumenau (SC)


Durante esta semana, o grupo de jovens “Semeando o Bem” convidou os colegas das turmas do Nível A ao Terceirão a doarem um ingrediente de sua cesta pessoal de Páscoa. Os donativos serão entregues para as crianças de uma escola municipal e também aos idosos atendidos pela Casa São Simeão. O objetivo da ação é motivar os estudantes a aplicarem em suas vidas as virtudes franciscanas, principalmente a esperança, o amor e a solidariedade.

Bom Jesus Aldeia | Campo Largo (PR)


Com o objetivo de contribuir para uma Páscoa mais fraterna e solidária para as crianças de creches e escolas municipais de Campo Largo (PR), a Unidade Aldeia realizou uma campanha com toda a comunidade escolar e os familiares dos alunos. A ação arrecadou caixas de bombons e os estudantes elaboraram cartões de felicitação à data, que foram entregues nas instituições parceiras do Bom Jesus. Os participantes desta iniciativa puderam vivenciar as virtudes do amor e da solidariedade.

Bom Jesus São Miguel | Arroio do Meio (RS)


A celebração da Páscoa na Unidade foi inspirada na Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e também na proposta pedagógica do projeto institucional “Virtudes e Atitudes”. Todos os alunos participaram de um momento de reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa e do lava-pés.

Bom Jesus Coração de Jesus | Florianópolis (SC)


Em comemoração à semana da Páscoa, compreendida como a festa da partilha, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II praticaram a virtude da solidariedade por meio de ações beneficentes. Os estudantes confeccionaram cestinhas de Páscoa para um grupo formado por 136 crianças matriculadas no CEI Mont Serra’t, 30 mulheres atendidas pelo Grupo de Idosas Maria Tereza (GEMTE) e várias outras crianças assistidas pelo projeto CEIVA. Todos os envolvidos participaram de ações pedagógicas e culturais na Unidade.

Bom Jesus Santo Antônio | Rolândia (PR)


No dia 1.º de abril, os alunos comemoraram a Páscoa e vivenciaram a virtude da humildade, por meio do gesto do lava-pés, e deram início ao projeto “Virtudes e Atitudes”. A cerimônia religiosa foi conduzida pelo Monsenhor José Agius. As atividades desenvolvidas na Unidade contaram com a participação dos idosos atendidos pelo Lar Maanaim, que partilharam com os alunos o café da manhã e também momentos de reflexão e de troca de experiências.

Bom Jesus Joana D´Arc | Rio Grande (RS)


A comunidade escolar decidiu fazer um encontro para celebrar este período de união e de renovação. Um café especial marcou a confraternização de Páscoa dos professores e dos colaboradores na Unidade. Os alunos também receberam presentes com chocolates e cartões de Páscoa do Bom Jesus.

Bom Jesus São Vicente | Araucária (PR)


Com o objetivo de aplicar as virtudes em verdadeiras atitudes e refletir sobre o sentido da Páscoa, os alunos dos 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental mobilizaram toda a comunidade escolar na campanha Páscoa Solidária. As turmas trabalharam com muita dedicação e arrecadaram mais de cinco mil bombons, que foram doados para cerca de 350 crianças das comunidades Iguatemi, Monalisa e Tropical, em Araucária (PR). A Semana Santa foi celebrada, ainda, com uma mensagem fraterna da Sra. Leonor K. Gavaleta e do professor Orivaldo José Augusto – funcionários que trabalham há mais tempo na Unidade.


GALERIA DE FOTOS


Ver todas imagens