Programa de Escolas Associadas (PEA) | Ensino, Pesquisa e Extensão Bom Jesus

Programa de Escolas Associadas (PEA)

As unidades de ensino do Bom Jesus integram o Programa de Escolas Associadas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O objetivo desse programa é fortalecer o papel da educação, oferecendo ensino de qualidade, que promova inclusão e justiça social, preparando cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel tanto na comunidade local como global.

Por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, 2014 foi eleito o ano internacional da agricultura familiar e da cristalografia. Contudo, as unidades de ensino estiveram livres para trabalhar outros temas que melhor estivessem adaptados à realidade dos alunos e da comunidade em que estão inseridas.

A Força da Paz

A unidade Bom Jesus São José dos Pinhais | PR participou do evento A Força da Paz, seguindo as diretrizes propostas pela Unesco para educação, cultura da paz, aprendizagem intercultural, direitos humanos e sustentabilidade.

A atividade foi realizada em conjunto com outras escolas de Curitiba, integrantes do PEA, na qual os alunos da 1.a série do Ensino Médio foram convidados a produzir um vídeo abordando a temática. O material foi apresentado em setembro em um evento que contemplou diferentes interpretações sobre os significados da paz para os estudantes, sendo que o tema do Bom Jesus foi A Paz no Trânsito.

Agricultura Familiar

Com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre a agricultura familiar, o Bom Jesus Centro | Curitiba-PR oportunizou aos alunos do 7.° ano uma aula de campo no Recanto Nativo, localizado no município de Campo Magro-PR. Lá, os alunos observaram a organização do sítio, foram orientados sobre o impacto que a agricultura extensiva pode causar no ambiente e a necessidade de produzir alimentos orgânicos, evitando a contaminação do solo e da água, com o objetivo de preservar tanto a natureza como a saúde do ser humano.

Na unidade Bom Jesus Externato | Pindamonhangaba-SP, os alunos, incentivados pelo tema do PEA, participaram do Projeto Semeando e Plantando com Amor, o Dia da Colheita Será de Grande Fartura e Alegria. As atividades consistiram em diversas ações e apresentações com brincadeiras, produções artísticas, além de plantios na horta dentro do espaço escolar. Ao fim do semestre, todos os envolvidos ajudaram a colher verduras e legumes doados ao Lar São Judas Tadeu, instituição que atende 150 meninos carentes.

Com o Projeto No Sítio do Bom Jesus, os alunos da Educação Infantil ao 4.° ano do Ensino Fundamental do Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário | Paranaguá-PR aprenderam como são criados os animais no campo, quais alimentos são cultivados, além de entenderem a importância da agricultura familiar na sociedade brasileira. O tema da Unesco também foi praticado na horta da escola com o plantio de mudas de alface, de couve, de salsinha e de cebolinha. Após acompanharem todo o processo de cultivo e colheita, os alunos prepararam e partilharam um sanduíche natural feito com os alimentos.


GALERIA DE IMAGENS