Relações Internacionais | Ensino, Pesquisa e Extensão FAE

Relações Internacionais

O núcleo atua em parceria com universidades estrangeiras, beneficiando alunos, docentes e demais funcionários. Suas atividades oferecem a orientação necessária sobre os critérios para participação de experiências acadêmicas internacionais e programas de mobilidade estudantil e de dupla diplomação para graduação e pós-graduação. Além disso, hospeda o Escritório de Consultas Educacionais para Estudos nos Estados Unidos – EducationUSA FAE, afiliado ao Departamento de Estado Americano.

Destaque para as seguintes parcerias:

Programa de Mobilidade Acadêmica

  • Alemanha: Technische Hochschule Wildau e Fachhochschule Münster.
  • Chile: Universidad Andrés Bello.
  • Colômbia: Universidade de San Buenaventura.
  • Espanha: Universidad CEU San Pablo.
  • Estados Unidos: University of Iowa, Kirkwood Community College, North Carolina Universities, Siena College e Baldwin Wallace University.
  • França: Novancia Business School, Paris.
  • México: Universidad Marista de Mérida.
  • Portugal: Universidade do Minho e Instituto Superior da Maia.

Programa de Graduação de Duplo Diploma

Permite que o aluno complete seu último ano letivo na instituição conveniada, obtendo dupla diplomação.



Curso de Língua Estrangeira

Disponível na University of California, em San Diego, nos Estados Unidos; na University of Victoria, em Vitória, no Canadá; na SET Idiomas, em Córdoba, na Argentina; na University of Hawaii, em Maui, no Hawaí; nos Estados Unidos; e no Goethe Institut, em oito cidades distintas na Alemanha.

Programa Ciência sem Fronteiras

O programa do Governo Federal disponibiliza bolsas de estudo em diferentes países visando à expansão da ciência e da tecnologia. O Núcleo de Relações Internacionais da FAE publica os editais e orienta os estudantes interessados em participar do intercâmbio. Em 2014, quatro alunos da área de Engenharia participaram do programa na Alemanha, no Reino Unido, nos Países Baixos e no Canadá. A proposta é que esses estudantes permaneçam no país visitado pelo período de um ano, podendo inscrever-se para um estágio de seis meses.

Para as chamadas lançadas no segundo semestre de 2014, houve 25 inscritos, sendo homologados apenas 16, por atenderem a todos os critérios de participação. Esses alunos aguardam respostas da Capes e do CNPq.

Principais Participações em Eventos

Nacionais
  • Reunião com o Cônsul-Geral da Espanha e Diretor do Instituto Cervantes.
  • Feira das Instituições de Ensino Superior Estrangeiras, Business Marketing International (BMI) em São Paulo-SP.
  • Salão do Estudante.
  • Fórum de Assessorias das Universitárias Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) em Joinville-SC.
  • Feira EducationUSA em São Paulo.
  • Simpósio PUC Internacionalização.
  • Fórum dos Assessores Internacionais (Forinter), em Brasília-DF.

Internacionais
  • World Hemisphere Regional Forum (WHA) em Lima, no Peru.
  • Conferência de Educadores Internacionais (Nafsa) em San Diego, na Califórnia, com a participação do Diretor-Geral da AFESBJ, Jorge Apóstolos Siarcos; da Coordenadora do NRI, Areta Galat; e da Vice-Coordenadora, Simone Wiens, para o lançamento do Programa de Português para Estrangeiros.
  • Visita do Diretor-Geral da AFESBJ, Jorge Apóstolos Siarcos, a George Mason University, em Washington, D.C., nos Estados Unidos.
  • Visita da coordenadora do NRI, Areta Galat, à Siena College para reunião com os coordenadores do Programa de Contabilidade sobre Duplo Diploma e Mestrado.
  • Presença da Coordenadora do NRI, Areta Galat, e do Reitor da FAE, Frei Nelson José Hillesheim, no Peru e no Chile, para assinatura dos novos convênios firmados.

Escritório EducationUSA

O Escritório EducationUSA na FAE é um dos 29 existentes no Brasil, que oferece, aos alunos e docentes, orientação sobre programas de estudos nos Estados Unidos, como cursos de inglês, graduação, mestrado, doutorado e programas de curta duração, além de informações sobre bolsas de estudos oferecidas pelas universidades e fundações americanas.

Também são disponibilizados serviços de apoio, como traduções de documentos acadêmicos exigidos pelas instituições estrangeiras, elaboração de currículos em inglês, interview coaching e aplicação de testes de admissão (TOEFL, GRE, GMAT e USMLE).



Outras Atividades Desenvolvidas pelo Núcleo em 2014


Aplicação de provas para não alunos da FAE

A FAE Centro Universitário foi selecionada por algumas instituições estrangeiras para aplicar provas para seus alunos. Em 2014, três estudantes da Universidade Aberta de Portugal e do Association of Chartered Certified Accountants realizaram suas provas, supervisionados pela equipe do NRI.

Aplicação do Exame ACT

A FAE é um centro oficial de Teste ACT, responsável por aplicar exames de admissão para instituições estrangeiras. Este ano, 30 alunos fizeram as provas.

100,000 Strong in the Americas

A FAE Centro Universitário foi uma das três instituições de ensino do Brasil selecionadas para participar do projeto 100,000 Strong in the Americas, juntamente com outras sete provenientes do México, Equador, Colômbia e Panamá. A iniciativa do governo dos Estados Unidos prevê a realização anual de um intercâmbio entre 100 mil estudantes norte-americanos e de outros países da América Latina e do Caribe.

A instituição foi aceita durante uma seletiva promovida pelo governo dos EUA, em parceria com Partners of the Americas e a Nafsa, e conta com um investimento de US$ 25 mil para implantação do projeto que atualmente inclui: Programa de Português para Estrangeiros, criação de um Programa de Mentores para Alunos Estrangeiros e um Escritório para Alunos Internacionais. Outras etapas da atividade devem ser concluídas até maio de 2015.