Saúde Escolar e Ocupacional | Institucional AFESBJ

Saúde Escolar e Ocupacional

O Departamento de Saúde Escolar e Ocupacional (DSEO), desde sua criação em 1994, vem ampliando suas ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. Composto por pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos, o DSEO mantém, em diversas unidades, ambulatórios para atendimento de alunos e funcionários.

Dentre as ações desenvolvidas em 2014, destaca-se a ampliação, para unidades de fora de Curitiba, do Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais (PDHS), essencial para a promoção de saúde mental e emocional. O PDHS é aplicado para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Atribuições do DSEO

  1. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar e de trabalho.
  2. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.
  3. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia (SP), promovendo a inclusão desses alunos e o seu acompanhamento.
  4. Realização de programas de triagem auditiva, visual, de linguagem e de pediculose entre os alunos, identificando problemas que possam prejudicar o seu desempenho escolar e a sua saúde.
  5. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente as suas alterações, relacionadas ou não com o labor, e dar continuidade ao trabalho educacional da promoção e proteção da saúde.
  6. Exames admissionais e demissionais de funcionários da instituição.
  7. Treinamento individual aos professores para o uso adequado da voz – serviço prestado pelos fonoaudiólogos internos ou conveniados.
  8. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar.
  9. Instrução de funcionários da instituição sobre prevenção de acidentes com alunos.
  10. Instrução de professores, coordenadores disciplinares e outros funcionários sobre saúde mental e emocional (ex.: habilidades sociais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e sobre dificuldades de aprendizagem.
  11. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as unidades.
  12. Prevenção de acidentes, por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, monitoramento do espaço escolar etc.