Mensagem do Presidente | Perfil AFESBJ

Mensagem do Presidente

Quando falamos da Rede Educacional Franciscana, sabemos que a conexão acontece pela própria mística. Francisco de Assis vivia conectado com o mundo da Fraternidade Universal, e foi exemplo. Seu legado nos ensina que somos criaturas em irmandade: homens, animais, natureza... todos são frutos da bondade do Criador.

Mas como viver na prática essa conexão com as mais diversas doutrinas? Afinal, somos uma pluralidade de confissões. Aqui no Bom Jesus, a relação de diálogo inter-religioso se faz desde a sua origem. A preocupação de possibilitar uma formação integral para crianças e jovens, independentemente de suas nacionalidades ou religiões, sempre foi primordial. Seu histórico nos mostra que a escola que deu origem ao grupo visava a descendentes de alemães que professavam os mais diversos credos, entre católicos, luteranos, árabes e outros tantos que buscassem uma formação educacional.

Essa prática se mantém. Hoje o ensino religioso, próprio do Bom Jesus, aborda as mais diversas práticas. Temos um ensino interconfessional pioneiro na educação. Consideramos que o respeito pela diversidade de credos e culturas nasce do berço, e é papel da educação ajudar a despertar o respeito e a admiração pelo semelhante, com a consciência de que somos todos irmãos, filhos de um mesmo Pai. Em 2014, nosso país, marcado pelo evento mundial da Copa do Mundo, presenciou a recepção calorosa para os mais diversos povos. Nossos educandos vivenciaram a data com o objetivo de conhecer mais sobre outras nacionalidades. Trabalhos, pesquisas e conversas com pessoas estrangeiras foram algumas das atividades que buscaram fortalecer a acolhida a outras nações.

O Projeto Virtudes e Atitudes, por mais um ano, reforçou seu compromisso com a formação humana, integral e de valor do ser humano, sem deixar de considerar o despertar da consciência ecológica. As ações realizadas na FAE, bem como em toda a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, refletiram nossa missão. Uma amostra disso se faz descrita nas páginas deste Relatório. São diversas as atividades conjugadas em sala de aula e em práticas sociais que fazem a conexão total. Por isso, em 2014, trazemos a temática Estamos Todos Conectados e esperamos que o leitor conheça um pouco mais daquilo que fazemos e acreditamos.

Frei Guido Moacir Scheidt, ofm.