Alunos ingressantes | Ensino, Pesquisa e Extensão FAE

Pesquisa realizada com os alunos ingressantes

Segundo a análise sobre os alunos ingressantes em 2014, a idade média desses discentes é 23 anos, 50% dos alunos possuem idade abaixo de 21 anos, 53,7% são do sexo feminino e 46,3% do sexo masculino, sendo 82,7% solteiros.

Para 46,3% dos alunos ingressantes, os custos com o curso superior são absorvidos pela renda familiar, enquanto 23,3% dos alunos absorvem os custos com sua própria renda. A pesquisa também aponta que 69,6% dos alunos são pagantes e 30,4% possuem algum tipo de bolsa. Com relação à escolha do curso e da instituição, 57,7% basearam sua decisão na boa qualidade do ensino e 92,8% consideram-se decididos ou muito decididos.

Na escolha do curso de graduação para os alunos ingressantes, os três fatores mais importantes foram: oportunidade de crescimento profissional, crescimento pessoal e preparo para uma profissão, sendo que na escala de 1 a 5 foram atribuídas as seguintes médias, respectivamente: 4,56; 4,56; 4,52. Com relação às expectativas com o curso escolhido dos alunos ingressantes, os três fatores mais pontuados foram: ações inovadoras e desafiantes (4,18), aprimoramento cultural e intelectual (4,40) e contato com a profissão e o mercado (4,34).

As palavras que melhor expressam a percepção inicial dos alunos ingressantes com relação à instituição e ao curso escolhido foram: excelência, qualidade, boa, ótima, seriedade, organização, comprometimento e satisfação.