CIPA | Institucional AFESBJ

CIPA

A AFESBJ possui Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e número de funcionários de cada unidade.

A Cipa é responsável por realizar ações de prevenção de acidentes, inspeções, relatórios, treinamentos e a
Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a instituição.

Sipat AFESBJ

Por meio de palestras, oficinas, teatro e outras atividades, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho objetivou orientar os participantes sobre segurança no ambiente laboral e qualidade de vida. 

No Bom Jesus Diocesano | Lages-SC foram ministradas palestras com a participação de especialistas em saúde do homem e da mulher, ressaltando a importância dos exames preventivos. A ação serviu também para lembrar as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. 

Na terceira semana de outubro, a Cipa do Bom Jesus Divina Providência | Jaraguá do Sul-SC realizou sua Sipat com a equipe de Educação Física da unidade. Nas atividades, foram realizadas a medição do Índice de Massa Corporal e da flexibilidade de todos os funcionários. A ação objetivou informar esses dados, além de prestar orientações sobre a necessidade de se adotar hábitos saudáveis.

Reciclar é... colaborar, transformar e participar. Esse foi o tema da Sipat 2014 da unidade Bom Jesus São José dos Pinhais-PR. Durante a semana do evento, alunos e funcionários assistiram a uma palestra sobre a preservação do meio ambiente, participaram de uma exposição de obras com materiais recicláveis, além de contribuírem para a coleta seletiva de pilhas e celulares. A iniciativa foi lançada em conjunto com um desafio para a arrecadação de lacres destinados, posteriormente, ao Hospital Erasto Gaertner e convertidos em uma cadeira de rodas. A semana terminou com o sorteio de sacolas ecológicas da empresa Valor Brasil entre os funcionários da unidade.