Reitor | Ensino, Pesquisa e Extensão FAE

Frei Nelson José Hillesheim

O tema do Relatório de Sustentabilidade Estamos Todos Conectados diz muito sobre a FAE, uma instituição que tem sua missão inspirada em São Francisco de Assis. Ele superou todas as divisões e toda exclusão, buscando viver a simplicidade, o amor e o cuidado para com todas as criaturas. Sua compaixão com as diferenças humanas e sociais o tornou referência de promoção dos empobrecidos, do cuidado da vida, da construção da justiça, de Paz e do Bem.

Na FAE, buscamos conectar nossa comunidade acadêmica com a solidariedade, com a fraternidade, com a tecnologia e com o mundo. Nossas parcerias internacionais proporcionam aos acadêmicos oportunidades singulares de vivenciarem novas culturas, negócios e a terem uma visão holística da economia. A Pastoral Universitária possui um importante papel na inclusão social de nossos alunos por meio do Trote Solidário, que a cada ano supera os recordes de arrecadação beneficiando centenas de pessoas assistidas por ONGs locais. Além disso, a Pastoral organiza visitas mensais a abrigos tanto de idosos quanto de crianças. Nessas ações, podemos transformar a sociedade sendo pedras vivas na construção da paz, da solidariedade e, em especial, fomentando a fraternidade entre todos como espaço de convivência e inclusão.

Neste ano, a FAE manteve o melhor resultado entre as instituições universitárias privadas de Curitiba, pelo sexto ano seguido, com nota 4, de acordo com a avaliação das instituições de Ensino Superior com base no Índice Geral de Cursos (IGC).

Celebramos também o sucesso da 13.ª Feira de Gestão, que conectou cerca de 10 mil pessoas ao tema Um Olhar para o Futuro. Com a presença de renomados palestrantes, debateram-se novos olhares sobre gestão, tecnologia e neuroeconomia.

Entre nossas conquistas, o curso de Direito foi o que mais aprovou no resultado do 12.° Exame de Ordem Unificado da OAB. Destaca-se também como o melhor em Curitiba e Região Metropolitana, considerando o Conceito Preliminar de Curso (CPC – Contínuo), sendo este um dos principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação. Além disso, o curso de Direito também está entre os dez melhores do Paraná.

Para 2015, atendendo à demanda de mercado e pensando na qualificação profissional dos que já estão inseridos no mercado, a FAE lança três novos cursos superiores: Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Além disso, nossos alunos poderão contar com o recém-inaugurado Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, um espaço para incentivar a transformação do conhecimento em produtos e serviços inovadores e competitivos.

A instituição finaliza 2014 celebrando o início da construção de um novo prédio, na Avenida Visconde de Guarapuava, em Curitiba-PR, em frente ao Prédio I da FAE Centro Universitário. Um empreendimento que irá abrigar as instalações da FAE Business School, responsável pelos programas de pós-graduação, MBA, Educação Executiva e Corporativa da FAE.