Pesquisa Acadêmica | Ensino, Pesquisa e Extensão FAE

Pesquisa Acadêmica


O núcleo tem como objetivo estimular a pesquisa e a iniciação científica, a capacitação do corpo docente e a promoção de publicações acadêmicas.

Programa de Apoio à IniciaçãoCientífica (Paic)

Visa a estimular a participação de docentes e alunos de graduação em projetos de pesquisa. A cada ano, reúne um número expressivo de alunos integrantes, desenvolvendo trabalhos que abrangem temas da atualidade e despertam a reflexão para problemáticas e contextos inerentes à atualidade.



Incentivo à Representação Institucional

O núcleo gerencia e apoia a interação da FAE com outras instituições de Ensino Superior, por meio da participação dos docentes em atividades de extensão e pesquisa, como seminários, congressos e encontros.



Publicação e Divulgação de Pesquisas Acadêmicas

O Núcleo de Pesquisa Acadêmica viabiliza a divulgação da produção técnico-científica desenvolvida pelo corpo docente e discente. Entre as publicações de 2014, destaque para:

  • 15.ª Edição do Caderno de Iniciação Científica: referente ao trabalho desenvolvido pelo Paic em 2013 e 2014, a publicação contou com resumos expandidos dos mais variados temas, em consonância com os cursos de graduação da FAE.

  • Revista FAE: com periodicidade semestral, o material contribui com o debate sobre sistemas de gestão econômica e de produção, oferecendo uma abordagem multidisciplinar das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Jurídica, Exatas e Humanas. Também propõe a análise do papel e da interação da organização no processo de sustentabilidade econômica, social, ambiental e política. Em dezembro de 2014, a revista alcançou sua 17.a edição, com a publicação de artigos inéditos de autoria de pesquisadores vinculados a universidades brasileiras e internacionais.

  • Guia de Redação Científica: a obra tem o objetivo de orientar a comunidade acadêmica para a produção de conhecimento. Trata-se de um guia prático e objetivo, que versa sobre as especificidades da redação científica.


Incentivo à Pesquisa Docente

Com o objetivo de incentivar e apoiar o corpo docente na formação de grupos de pesquisa, a FAE fortalece sua base na busca de um maior desenvolvimento profissional em diversas áreas do conhecimento.

Cursos

O núcleo, visando ao desenvolvimento da pesquisa por meio da linguagem acadêmico-científica, disponibiliza cursos destinados a apoiar o processo de elaboração de projetos. Em 2014, foram ofertados os seguintes cursos:

  • Editoração de Trabalho de Conclusão de Curso.

  • Normas Técnicas e Formatação de Trabalhos Científicos.

  • Minicurso de Orientação para Execução de Projeto de Pesquisa.

2.º Simpósio de Pesquisa e 8.º Seminário de Iniciação Científica

A cada ano, o Programa de Apoio à Iniciação Científica finaliza o ciclo de suas atividades com a promoção de um seminário ao público interno e externo da FAE Centro Universitário.

Em novembro de 2014, foi realizado o 2.° Simpósio de Pesquisa e o 8.° Seminário de Iniciação Científica, abordando o tema A Produção do Conhecimento.

Além da participação de todos os alunos envolvidos com o Paic, o evento contou com a presença de alunos e professores da graduação e pós-graduação da instituição e também de alunos do Ensino Médio do Bom Jesus.