Qualidade de Ensino | Ensino, Pesquisa e Extensão Bom Jesus

Qualidade de Ensino


Programa de Educação Corporativa

Para garantir a formação contínua da equipe pedagógica, a AFESBJ desenvolve o Programa de Educação Corporativa (PEC), que envolve leitura, estudo de textos, organização de grupos de estudo e troca de experiências.

Neste ano, um total de 365 funcionários participaram do programa, que é organizado pelos coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), a partir de diferentes temas e áreas do conhecimento.

Acompanhamento de Desempenho Profissional (ADP)

O Bom Jesus realiza anualmente a pesquisa de Acompanhamento de Desempenho Profissional (ADP). O processo envolve todas as unidades e possibilita uma análise detalhada do corpo docente e equipe pedagógica em aspectos relacionados às práticas pedagógicas, comportamentais e técnicas.

A pesquisa conta com a participação de alunos do 5.° ano do Ensino Fundamental à 3.a série do Ensino Médio,  professores, gestores, assessores, coordenadores disciplinares, coordenadores de Educação Física e coordenadores do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP). Esse instrumento vem apoiando o planejamento e o redirecionamento das ações, visando ao desenvolvimento de processos e melhorias para a instituição.

Encontro Pedagógico

O Encontro Pedagógico tem como objetivo a apresentação, a análise e a discussão dos encaminhamentos pedagógicos da instituição aos docentes, colocando-os em contato com a abordagem educacional do Bom Jesus, além de proporcionar a integração entre os participantes. Os encontros são realizados no início dos dois semestres letivos, oportunidade em que os professores das unidades de ensino Bom Jesus que atuam em um mesmo estado se reúnem com os coordenadores do CEP para análise e discussão de todo o material pedagógico que será apresentado aos alunos.

Em 2014, cerca de 1.200 professores participaram do evento. Os professores das duas unidades Bom Jesus situadas em Petrópolis-RJ reuniram-se em um bate-papo e uma palestra ministrada pelos coordenadores do CEP. Foram momentos de interação e conhecimento, em que todos aproveitaram para trocar informações, sugestões e experiências ocorridas durante o semestre.

O encontro do Bom Jesus Aldeia | Campo Largo-PR e do Bom Jesus Internacional | Colombo-PR teve como objetivo sintonizar os encaminhamentos específicos da Educação Bilíngue, bem como promover a confraternização dos profissionais de ambas as unidades.



Ouvidoria

No Bom Jesus, a Ouvidoria representa agilidade na solução de problemas, contribuindo para a retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento de credibilidade. É um espaço que garante a participação efetiva da sociedade por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios. Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, a Ouvidoria busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e princípios da instituição.

Utilizando a ferramenta Customer Relationship Management (CRM), a Ouvidoria faz o acompanhamento de todo o processo de atendimento, bem como fornece estatísticas e análises que servem de apoio nas decisões gerenciais e pedagógicas.

Em 2014, foram registrados e concluídos 7.625 atendimentos, relacionados a temas diversos, como pode ser visto ao lado:

Ao receberem resposta às suas solicitações, os clientes são convidados a responder uma pesquisa de satisfação, enviada por e-mail, que em 2014 obteve os seguintes resultados: